Connect with us

GERAL

Encerra hoje o prazo para a certificação da febre aftosa

Publicado

em

A Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) encerra, nesta quinta-feira (15), o prazo para a imunização do rebanho contra a febre aftosa no Piauí.

A etapa II/2014, que deveria ter sido encerrada em dezembro, foi prorrogada para 15 de janeiro. Os criadores devem procurar os 200 postos conveniados da Adapi em todo o Estado e fazer a certificação dos animais para a erradicação da doença.

Idílio Moura, fiscal Agropecuário da Adapi, alerta que “se o criador não fizer a certificação do rebanho, ele será notificado com auto de infração e multa. Não poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA) que é a nota fiscal do produto”.

A Guia de Trânsito é um documento necessário para quem transita com animais dentro e fora do Estado. Ao passar nas barreiras de fiscalização, postos fixos e blitze esse documento tem que ser apresentado.

A multa para quem não tiver o GTA é calculada de acordo com a Unidade Fiscal de Referência (Ufir) e varia de 400 a 1700 Ufir, de acordo com a quantidade de animais apreendidos. Cada Ufir tem o valor de R$2,71.

Publicidade

De acordo com o fiscal, nessa segunda etapa o objetivo é manter os índices alcançados nas etapas de anos anteriores. “As nossas campanhas têm obtidos bons resultados. A nossa meta é vacinar 90% do rebanho, mas esses números podem ser maiores levando em conta campanhas anteriores que já alcançamos 95%. Para isso é necessário que os criadores continuem vacinando e certificando seus animais contra a febre aftosa, para erradicação da doença”, revela.

Fonte: Governo PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS