Connect with us

GERAL

Estudante de Massapê do PI medalhista na Olimpíada Brasileira de Matemática recebe premiação

Publicado

em

O estudante Danilo Rodrigues Silva, de Massapê do Piauí, que conquistou uma medalha de bronze na 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), recebeu a premiação em uma breve solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (21).

A solenidade foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação, na Escola Municipal João Manoel da Costa, onde Danilo estuda. O evento de entrega das premiações seria realizado em Teresina, mas devido a pandemia, a solenidade não pôde acontecer e a premiação foi entregue no próprio município.

O estudante, que tem apenas 13 anos de idade, foi o primeiro aluno da cidade a ser premiado na olimpíada, que é um projeto nacional direcionado às escolas públicas e privadas brasileiras, para estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio.

Danilo Rodrigues Silva, que é morador da localidade Retiro, falou da alegria em receber o prêmio e agradeceu. “Me sinto muito feliz em receber esse prêmio e agradeço a Deus, a escola, a Secretaria de Educação, e ao professor Júnior, que foi o que mais me incentivou. Além da aula normal, eu estudava todos os sábados, das 07 às 11 horas e estudava também no Programa de Iniciação Cientifica Junior (PIC). Com certeza agora me sinto mais estimulado para estudar e ir atrás da medalha de ouro”.

Durante a solenidade, a mãe do aluno Danilo, Josefa Andreia de Carvalho, em uma breve fala, agradeceu a todos que tem contribuído com a educação do filho. No evento, Danilo também esteve acompanhado do pai, Claudiano Carvalho, e irmãos.

Eliveste Firmina, Vetinha, diretora da Escola, disse que se orgulho em ver os resultados positivos que a escola tem alcançado. “É um orgulho para mim ver que teve resultados positivos no tempo que eu passei aqui. Mas sei que sozinha não conseguiria nada. Nossa escola tem quase 40 professores e mais 17 funcionários, e cada um contribuiu para os resultados positivos que tivemos aqui. É gratificante ver que temos uma coordenação, professores, e toda uma equipe comprometida. Tivemos o Junior que ficou com os meninos no sábado no treinamento. Enfim, cada pessoa que passou aqui deixou um pouco de si para os alunos dessa escola”.

Josefa Costa, a Zefinha, supervisora da rede municipal de ensino, parabenizou ao Danilo e todos os envolvidos na conquista. “Gostaria de parabenizar o querido Danilo pelo esforço, que ele continue sendo esse aluno, que para Massapê é uma grande honra. Danilo voo, soltou as asas rumo à aprendizagem. Parabenizo também os professores, a gestão da escola, pois a gente vê o grande empenho de cada um. Quando a escola se empenha, ela está contribuindo para a aprendizagem dos alunos, e graças a Deus, nos últimos anos temos conseguido avançar. E eu parabenizo a escola no geral, pois sabemos que ela não só do coordenador, da diretora, mas é um conjunto, com técnicos, serviços gerais, todas as pessoas que colaboram aqui dentro. Agradeço também a Leonel, pois ele é um secretário que dá o sim e faz”.

Publicidade

O secretário de Educação, Leonel Lopes, disse que a premiação do aluno foi motivo de muita felicidade. “É uma alegria para nós depois de 15 anos participando da Olimpíada Brasileira de Matemática poder ter um medalhista no município. Ficamos muito felizes em premiar o Danilo, que é um aluno competente, focado. Temos muitos talentos no município e ele serve de exemplo para todos os estudantes que venham a concorrer na próximas olimpíadas, para que eles possam se esforçar para conseguirmos mais medalhas no futuro”.

A premiação de Danilo é um fruto gerado com a contribuição de um projeto iniciado pelo município, consistindo no treinamento de alunos para a olimpíada. “Em 2019, pela primeira vez fizemos um trabalho de treinamento. Destacamos o professor Junior para fazer esse treinamento aos sábados com os alunos, com a Secretaria dando apoio na parte financeira e técnica, e o professor fez esse treinamento por cerca de 6 meses, e a gente conseguiu êxito. Além dessa premiação na Olimpíada Brasileira de Matemática, tivemos um aluno que foi medalhista de prata na Olimpíada Piauiense de Matemática, e também menções honrosas” disse Leonel.

O gestor ainda parabenizou o aluno, professores e a escola. “Parabenizo ao Danilo, a família, a todos os professores e escolas, que se empenham para que tenhamos êxito. Além da conquista dessas medalhas tivemos também avanços no IDEB no ano de 2019. Estamos começando a ter resultados de um trabalho sério que está sendo feito nas escolas”.

Junior Coutinho, que foi o professor que ministrou aulas de apoio aos sábados, disse que o mérito é do aluno, mas que a preparação é de suma importância. “Nada cai do céu. Danilo tem o talento, mas se não houver uma preparação fica difícil. Todo o mérito é dele, que fez a prova e merece todos os aplausos, mas a gente precisa de apoio, e esse apoio foi dado. Eu sou testemunha porque estávamos aqui nessa sala todos os sábados, eu abri mão dos meus sábados para estar aqui com eles. E sei que aqui tem vários outros talentos, inclusive os que estavam aqui também nas aulas, que puderam vir devido o apoio da secretaria”.

Ele também aconselhou Danilo a sempre lembrar que ninguém consegue nada sozinho, e que é preciso ter humildade. “Eu sei que ninguém consegue nada sozinho, é um conjunto de tudo. Então, a primeira lição que você deve levar é essa “ninguém consegue nada sozinho”. Você é talentoso, dedicado, mas tem que ter essa consciência de que ainda é uma criança. É preciso também ter humildade, pois hoje você é exemplo para o nosso município, para a região, pois temos poucos medalhistas na nossa região”.

Publicidade

Também estiveram na solenidade os coordenadores Agardênia Boeiro, Juvanir Carvalho, Isabel, e as professoras Nilda e Zandra Morais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS