Connect with us

GERAL

Exame feito pelo teste do pezinho está em falta no Piauí

Publicado

em

Um dos exames realizados através do teste do pezinho, feito nos primeiros dias de vida dos recém-nascidos, está em falta nos hospitais e maternidades públicas do Estado há dois meses. Cerca de seis mil crianças já ficaram sem o resultado do exame para fibrose cística, que é uma doença genética, grave, sem cura, que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino, por uma falha da empresa que ganhou a licitação.

De acordo com a diretora técnica do Laboratório Central, Gildevânia Nascimento, a empresa vencedora de licitação não cumpriu as exigências impostas pelo Ministério da Saúde e foi desclassificada. A segunda colocada foi chamada e a previsão é que em até um mês ela consiga resolver o problema.

“A qualidade dos quites estava comprometida e temos que obedecer a parte burocrática e trabalharemos em ritmo acelerado para colocar em dia os exames”, destacou Gildevânia.

Ela garantiu que as outras doenças como anemia falciforme e hipertireoidismo estão sendo detectadas nos testes que são realizados com o exame no pé do recém-nascido. São pelo menos seis doenças que podem ter o diagnóstico precoce com este teste.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS