Connect with us

GERAL

Fies terá reajuste com juros de 6,5% e mais 61,mil vagas para o 2º semestre

Publicado

em

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, anunciou na manhã desta sexta-feira que a abertura da segunda edição do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) de 2015 terá 61,5 mil novos contratos, que se somam às 252,5 mil vagas já disponibilizadas. O edital deve ser publicado na edição de 3 de julho do “Diário Oficial da União”.

O ministro disse que, neste segundo semestre, as vagas que terão financiamento serão priorizadas por ter três critérios:

1) cursos de maior qualidade, com notas 5 e 4;

2) áreas de formação de interesse da sociedade brasileira, como engenharia;

3) destaque a alunos matriculados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país (excluindo Distrito Federal).

Publicidade

A segunda edição do programa já havia sido anunciada com ênfase em algumas carreiras, como engenharia, áreas da saúde e formação de professores, e novo teto de renda familiar para participar do programa. Mas o governo não havia informado os detalhes sobre quantas vagas seriam abertas.

DESCONTO NA MENSALIDADE
Outra novidade anunciada por Janine Ribeiro é o fato de que as mensalidades financiadas pelo Fies serão mais baixas. De acordo com ele, as instituições participantes vão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies. Antes, esse estudante pagava a mensalidade mais barata cobrada na instituição pelo curso.

A taxa de juros será reajustada para 6,5%, disse o ministro.

Conforme o ministro, a abertura de 314 mil vagas de financiamento no ano de 2015 deve-se a um esforço do Ministério da Educação junto à Fazenda e ao Planejamento, devido às contenções orçamentárias. A expectativa é que, nos próximos anos, o número total de vagas seja mantido neste nível, disse Ribeiro.

Fonte: Com informações do G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS