Connect with us

GERAL

Final de semana será seco e quente no Piauí

Publicado

em

O final de semana promete ser quente e seco no Piauí, sobretudo na região Sul do Estado. Apenas no litoral piauiense está previsto uma leve chuva, mas nada que amenize a máxima de 37°C previsto para o estado, sobretudo em cidades localizadas no extremo semiárido. Em Teresina, a máxima deve chegar aos 35°.

A umidade relativa do ar também está baixa, variando entre 35 e 40%, o que favorece as temperaturas mais elevadas. A meteorologista da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Sônia Feitosa, disse que de sábado para domingo um leve chuvisco cairá na região litorânea do estado.

De acordo com a meteorologista, a partir de domingo (21) começa o Inverno no Hemisfério Sul. Mesmo a região Nordeste não tendo as estações bem definidas, será possível sentir uma leve mudança no clima, principalmente no início da manhã, onde as temperaturas estarão um pouco mais baixas. 

“Não experimentamos essas estações, mas poderemos sentir as madrugadas mais frias com temperaturas que podem chegar a 17°C, mas na região Sul do Estado, onde o tempo é mais seco e desértico”, falou.

Ainda segundo Sônia Feitosa, com a baixa umidade relativa do ar, as chances de focos de incêndios tendem a aumentar, além dos problemas de saúde relacionados à respiração, como tosse e garganta seca.

Publicidade

Devido ao clima, médico recomenda cuidado redobrado com idosos e crianças

E para evitar esses problemas de saúde causados pelo clima seco, devido à baixa umidade do ar, o otorrinolaringologista Bernardo Filho deu algumas dicas que a população deve ter, principalmente com crianças e idosos, que são os públicos mais afetados.

A primeira recomendação é ingerir bastante líquido, pelo menos, 2,5 litros por dia. Além disso, deve-se evitar fazer atividade física ente às 10h e 16h, períodos mais quentes do dia. “É importante que as pessoas coloquem vasilhames com água pelos cômodos, já que a umidade está baixa isso ajuda a umidificar um pouco o ambiente. A pessoa deve lavar o nariz com soro fisiológico e pingar nos olhos algumas gotas de colírio”, falou.

Os cuidados devem ser estendidos à pele, que também sofre com o clima seco e fica ressacada, por isso as pessoas devem usar hidratante apropriado. Em ambientes muitos frios, com ar-condicionado, por exemplo, acabam ressecando bastante e também devem ser evitados.

“Essa é uma época que causa muitas doenças pulmonares e nasais, como sangramentos, e tosses. A umidade do ar em Teresina cai muito, principalmente no segundo semestre, e chega a 10, 20%, o que já é quase considerado caso de alerta, quando o ideal é que seja acima de 30%”, destacou o otorrinolaringologista Bernardo Filho.

Publicidade

Por: Isabela Lopes – Jornal O DIA

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS