Connect with us

GERAL

‘Fiquei chateado porque ela se preparou’, diz pai de jovem que viralizou com vídeo de eliminação no Enem

Publicado

em

O bancário Maurício Scabello, pai de Sofia Monteiro, a jovem eliminada do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) após o alarme do seu celular tocar na hora da prova, conversou com o g1 sobre a desclassificação da filha. O caso aconteceu no domingo (21), em uma faculdade particular de Teresina.

A jovem gravou um vídeo contando a frustação de ser eliminada e acabou viralizando nas redes sociais. No momento da publicação desta reportagem, o vídeo tinha 2,4 milhões de visualizações e mais de 500 mil curtidas.

O pai de Sofia contou que foi o primeiro vestibular da sua filha e que ficou chateado porque ela havia se preparado. Além disso, Maurício Scabello acredita que a situação acabou atrapalhando o rendimento dos demais candidatos.

“É o primeiro vestibular da minha filha. Fiquei chateado porque ela se preparou. Eu achei que, realmente, se a intenção de se colocar o aparelho celular dentro de um saquinho justamente para não atrapalhar, tudo que foi proposto foi por água a baixo. Minha filha avisou que ia tocar o alarme, ia atrapalhar a classe e, de fato, atrapalhou muito, porque teve que interromper uma prova para que ela pudesse sair da classe”, afirmou Maurício.

De acordo com a filha de Maurício, os candidatos que estavam na mesma sala que ela poderiam não ter sido prejudicados.

Publicidade

“Eu achei que teriam outros jeitos de lidar com a situação porque, já sabendo que ia tocar o meu alarme, ela [a fiscal] não fez nada. Com outras pessoas, os fiscais levaram para outra sala, ou o fiscal deixou rasgar o saquinho e deu outro para a pessoa botar o celular, então, eu acho que foi uma situação mal lidada”, contou.

g1 tentou, mas ainda não obteve resposta do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) se a conduta dos fiscais foi adequada ou não.

A eliminação

A estudante chegou à sala dez minutos antes do início da prova. A jovem colocou seus objetos pessoais na sacola que é entregue aos candidatos. Em seguida, ela lembrou que o seu aparelho celular poderia ter um alarme ativado.

“O meu celular liga quando tem alarme e eu já tinha colocado na sacola que só pode abrir fora da sala. Eu me toquei desse alarme, mas não tinha certeza que ele ligava para tocar”, contou Sofia.

Sofia, então, perguntou se poderia verificar se o seu celular possuía alarme. “Eu estava com vergonha de falar. Quando faltava pouco tempo para a prova começar, eu perguntei para a moça ‘estou com medo do meu alarme tocar, eu tenho alarme 14h45’. Aí, eu estava preenchendo os dados da prova, mas não podia abrir a prova. Ela disse que ia ver com o fiscal. Eu só vi o fiscal balançando a cabeça de forma negativa e ela nem falou mais nada comigo. Aí começou a prova”, comentou a candidata.

Publicidade

O alarme tocou e uma das aplicadoras da prova perguntou de quem era o aparelho. Sofia disse que era dela, se levantou e abriu a sacola. Ela foi retirada da sala e avisada sobre a sua eliminação.

O vídeo

A jovem ficou na calçada da faculdade esperando seus pais chegarem. Enquanto isso, ela gravou o vídeo relatando o que aconteceu e postou no TikTok.

“Eu fiquei no meio da rua e gravei esse vídeo porque todos os meus amigos estavam fazendo o Enem. Eu não tinha com quem falar. Eu achei que ia ter pessoas que iam se identificar, que iam ficar surpresas que aconteceu isso. Mas eu não esperava que fosse ser tão visualizado”, falou.

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS