Connect with us

GERAL

Greve do INSS completa uma semana e sindicato fala em 92% de adesão

Publicado

em

A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) completa uma semana nesta segunda-feira (13). No Piauí, o movimento grevista afeta 32 agências do órgão, sendo seis na capital e 26 nos municípios do interior do estado. A greve foi deflagrada na semana passada em todo o país.

De acordo com Antônio Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado do Piauí (Sintsprev-PI), o movimento já atinge 92% dos servidores do órgão no estado. Ele estima que para cada 500 serviços, apenas 30 estejam sendo atendidos.

“Nós estamos atendendo apenas os casos extremos, como pagamentos e perícias que precisam ser apresentadas no trabalho”, disse.

A greve no Piauí atinge analistas, técnicos e alguns peritos que dão apoio às reinvindicações. Ainda de acordo com Antônio Machado, uma reunião entre as lideranças nacionais do movimento está prevista para acontecer às 15h desta segunda-feira (13) com o ministro da Previdência em Brasília.

Procurado pelo G1, o superintendente do INSS no Piauí, Carlos Augusto Viana, disse que não estava em Teresina e por isso não poderia fazer um balanço do movimento nesta segunda-feira. Na semana passada, Superintendência e Sindicato divergiam sobre os efeitos da greve. Enquanto o sindicato falava em 80% de paralisação, a Superintendência afirmava que a maioria das agências funcionava normalmente.

Publicidade

Reinvindicações
Os servidores do INSS cobram reposição de perdas salariais, incorporação de gratificações, implementação de carreira, política salarial, redução da jornada para 30 horas semanais e realização de concurso público. No Piauí, o sindicato diz que são necessários pelo menos 300 novos servidores para o órgão.

 

G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS