Connect with us

GERAL

HUT registra mais de 800 atendimentos; 18 foram vítimas de faca e 11 de tiros

Publicado

em

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT), em apenas dois dias deste período de Carnaval, registrou 849 entradas. Faltando ainda as ocorrências da noite desta segunda e terça-feira de Carnaval, além da quarta-feira de Cinzas, são 20 a menos que o registrado no mesmo período do ano passado.

Destes, 159 foram vítimas de algum tipo de acidente, 18 foram vitimas de arma branca (faca), 11 foram vítimas de arma de fogo e16 pessoas foram agredidas fisicamente. O diretor administrativo do HUT Gilberto Albuquerque considera que este número se deve ao consumo de bebidas alcoólicas.

“As pessoas bebem mais neste período e consequentemente estão mais intolerantes, partido para agressões físicas, esfaqueamentos etc. O registro dessas ocorrências só volta a cair depois da quarta-feira. Mesmo assim há os feridos que ficam até cinco a dez dias. A gente se preparar para esse tipo de atendimento no período do Carnaval”, assegurou Gilberto.

Na manhã desta segunda-feira o prefeito Firmino Filho fez uma visita ao GUT e anunciou ma parceria com o Instituto Falconi para implementação de um Programa de Qualidade com planejamento estratégico e novas ferramentas de gestão. Esse Programa, de acordo com o gestor, irá otimizar as despesas sem comprometer a qualidade dos serviços. “Estamos definindo metas e elaborando um plano de ação de acordo com nossas necessidades”, explicou o prefeito.

Firmino tem uma preocupação no tocante aos atendimentos de urgência. ““É preciso que haja um fortalecimento na rede de urgência e emergência, sobretudo nos hospitais do interior do estado que continuam enviando para o HUT casos de baixa complexidade. Durante os finais de semana e feriados prolongados o número de atendimentos aumenta e os hospitais de retaguarda diminuem o recebimento de pacientes do HUT. Isso prejudica nosso trabalho como principal porta de entrada de todo Piauí e sobrecarrega nosso serviço”.

Publicidade

Fonte: teresina.pi.gov.br

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS