Connect with us

GERAL

Igrejas reabrem nesta segunda (27) em Teresina, com protocolo e distanciamento

Publicado

em

Foi autorizada em Teresina a retomada das atividades religiosas a partir desta segunda-feira (27/07). Essa é a segunda fase da reabertura das atividades na cidade, com base no decreto municipal de nº 19.922.

Há algumas semanas, a Arquidioceses de Teresina enviou aos padres e diáconos o protocolo com todas as recomendações para a reabertura gradual das igrejas, capelas, secretarias, salões, paróquias e outros espaços necessários para garantir a realização das atividades religiosas.

Sobre o horário de funcionamento, segundo informou a assessoria da Arquidiocese de Teresina ao OitoMeia, cada paróquia, diaconia deverá seguir seu cronograma de celebrações.

PROTOCOLO

Entre as recomendações estão:

  1.  Receber lotação máxima de 30% (trinta por cento) da capacidade da igreja ou capela, considerando as pessoas sentadas
  2. Disponibilizar/visibilizar meios de alertas: banners, placas, marcadores ou adesivos alertando para o inimigo comum e invisível: o novo coronavírus;
  3. A equipe da Pastoral do Acolhimento deve estar preparada para acolher e orientar os fiéis sobre a higienização, distanciamento e uso obrigatório e permanente de máscaras por todos os participantes das celebrações;
  4. Disponibilizar dispensadores de álcool gel 70% em todos os espaços possíveis da Igreja;
  5. Fazer o distanciamento nos bancos e cadeiras de, no mínimo, 02 metros entre os participantes;
  6. Todas as portas e janelas deverão permanecer abertas para garantir a circulação do ar no espaço;
  7. Quando possível, deve-se celebrar ao ar livre;
  8. É necessário isolar bebedouros de bico inclinado;
  9. Não usar, em momento algum, recipientes com água benta;
  10. Isolar com fitas as imagens expostas para que essas não sejam tocadas;
  11. Orientar para que os fiéis se retirem do espaço da igreja mantendo o distanciamento necessário, evitando cruzamentos de pessoas, também no estacionamento;
(Foto: Reprodução/Instagram/Firmino Filho)

Através das redes sociais, o prefeito Firmino Filho compartilhou a notícia sobre a reabertura das atividades religiosas e disse que sem dúvida era um dos serviços que mais fez falta para muitos, inclusive para ele.

“Mas todos sabemos que a vida é o maior dom de Deus e a saúde é a maior das bençãos. As Igrejas Católica e Evangélica, os terreiros e tantos outros centros religiosos estão se esforçando muito para oferecer a maior segurança possível. Por isso peço a cada um de vocês, especialmente aos idosos e pessoas com comorbidades, que reforcem os cuidados. Respeitem as medidas de proteção e, se possível, continuem preferindo as celebrações on-line”, destacou Firmino. 

Publicidade

Na primeira semana do mês de março de 2020, a Arquidiocese divulgou as primeiras orientações para evitar a disseminação da Covid-19, suspendendo as celebrações litúrgicas e eventos com aglomerações.

A Arquidiocese de Teresina estimula ainda a vivência da Igreja doméstica e pede a intensificação das orações para a superação desse momento de crise mundial da saúde.

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS