Connect with us

GERAL

Imagens com animais silvestres mortos viralizam mas não são da Serra da Capivara

Publicado

em

Imagens com tatus, veados, cobras, e outros tipos de animais silvestres mortos, circulam nas redes sociais como sendo vitimas do incêndio que consome parte do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, desde o último sábado (21/10), no Sul do Piauí.

Em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), encarregado de supervisionar toda aquela região do parque, o OitoMeia foi informado de que as imagens não foram feitas no parque, tampouco em alguma outra região no território piauiense.

Segundo o gerente de brigada do ICMBio, Pedro Lopes, as fotos são registros de um outro incêndio registrado no estado da Bahia. “Essas imagens que estão circulando na internet, elas foram tiradas num incêndio em um parque da região da Bahia. Não foram feitas aqui na Serra da Capivara”, afirmou.

Saiba mais: 

Pedro Lopes ainda esclareceu que a situação do parque ainda é de alerta, pois as brigadas de incêndio permanecem com o trabalho de rescaldo nas localidades onde ocorreram os focos de incêndio no último final de semana. “Ainda estamos fazendo o rescaldo das áreas que foram incendiadas. Um resultado final sobre todo o prejuízo causado, só será repassado pela nossa coordenadora geral ao final de todo esses procedimentos”.

Publicidade

Nesse caso especifico, o gerente do ICMBio informou que “até agora só registramos o caso de um veado que foi encontrado com asfixia. Fora isso, nenhum outro animal foi encontrado morto ou passando mal”.

Entenda o caso

No último sábado (21/10), parte do Parque Serra da Capivara, foi vitima de um incidente envolvendo sua fauna e flora sob vários focos de incêndio. Em um comunicado da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foi advertido o caso e o pedido de ajuda para conter as chamas.

“A FUMDHAM (Fundação Museu do Homem Americano) pede o comparecimento dos guarda-parques, bem como dos brigadistas e ex brigadistas para auxiliarem no combate ao incêndio que já se aproxima do Baixão das Andorinhas! A situação é muito séria! Precisamos salvar o Parque Nacional Serra da Capivara!”, informou.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS