Connect with us

GERAL

Incêndio na região da Serra da Capivara é controlado após 2 dias

Publicado

em

O Parque Nacional da Serra da Capivara anunciou na manhã desta quinta-feira (9), que o incêndio que teve início na terça-feira (7) próximo ao assentamento Serra dos Guingos, foi controlado. As chamas chegaram a ameaçar o perímetro do parque.

De acordo com Marian Rodrigues, chefe do Parque, as equipes passaram a noite combatendo as chamas utilizando o método de contrafogo e rescaldo.

“O incêndio está controlado e sem riscos de chegar no Parque Nacional da Serra da Capivara”, disse o perfil do parque nas redes sociais.

O trabalho agora é de monitoramento para evitar novos focos. “Como medida preventiva, uma equipe fará uma ronda em todo perímetro das áreas atingidas a fim de identificar possíveis focos ativos”, diz a nota.

As equipes vão iniciar também um monitoramento da fauna com o objetivo de medir os danos causados. Os animais que forem encontrados debilitados serão resgatados.

Publicidade

“Em paralelo, o biólogo Drº Arnaldo, da Univasf e Conselheiro do Parque, está realizando um monitoramento nas áreas atingidas para verificar os danos à fauna e a necessidade de possíveis resgates”, afirma o Parque.

Ainda ontem, vários apiários de pessoas da comunidade foram resgatados. O estado é de alerta.

Piauí em chamas

Só nos primeiros sete dias do mês de setembro, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) registrou 674 focos de incêndios em 85 cidades do estado. É o quinto maior índice do país, ficando atrás apenas do Acre (998), Mato Grosso (866), Minas Gerais (763) e Amazonas (716).

Hérlon Moraes
[email protected]

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS