Connect with us

GERAL

JAICÓS: CAPS realiza caminhada pela Luta Antimanicomial

Publicado

em

[ad#336×280]A Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS de Jaicós, realizou na manhã desta terça-feira (27/05) a I Caminhada em lembrança ao Dia Nacional de Luta Antimanicomial – 18 de maio, saindo da sede  do CAPS em direção à praça Getúlio Vargas, centro da cidade.

A iniciativa visou despertar a consciência da população local, destacando a importância da inclusão social, sob o lema “Cuidar Sim, Excluir Jamais”. Ainda, teve por objetivo chamar atenção contra o preconceito sofrido por pessoas com problemas mentais e fortalecer a luta pelo tratamento público digno e integral, através de serviços que propiciem aos pacientes, autonomia, identidade e liberdade de expressão. Participaram do evento o secretário Municipal de Asisitência Social “Kim”,  funcionários e pacientes do CAPS.

A reforma Psiquiátrica resgatou e defendeu os conceitos de cidadania, tratando-os como os seres humanos de direitos e deveres, seguindo o novo modelo de cuidar, reformulando a relação entre profissional, paciente, família e sociedade. Na perspectiva de atender essa linha surgiram os “CAPS” Centro de Atenção Psicossocial que são centros de atendimento comunitário ambulatorial que se responsabilizam em cuidar junto com a família dos usuários com transtornos mentais, contando com uma equipe multidisciplinar.

Atendimento
O atendimento do CAPS em Jaicós é específico para pacientes de Jaicós e Massapê (consórcio), a partir dos 15 anos, de ambos os sexos, com transtornos psíquicos graves e persistentes decorrente do uso do crack, álcool e outras drogas. Eles contam com acompanhamento de uma psiquiatra, enfermeiro, técnico de enfermagem, terapeuta ocupacional, educador físico, psicólogo e uma equipe de apoio, que oferece atendimentos individuais, em grupo, atividades comunitárias, oficinas terapêuticas e atendimento para a família (visita domiciliar, grupo de familiares) e funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira no bairro Nova Olinda.

Veja imagens:

Publicidade

DSC_2513 DSC_2538 DSC_25112 DSC_25152 DSC_25281 DSC_25352 DSC_25471 DSC_25493 DSC_25501 DSC_25512 DSC_25521 DSC_25532

Fonte: Ascom/SaibaMais

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS