Connect with us

ESPORTES

JAICÓS | Projeto ‘Esporte, saúde e inclusão’ promove campeonato intercolegial entre escolas municipais

Publicado

em

Os alunos das escolas municipais de Jaicós tiveram uma tarde diferente das outras, com muita competição, diversão e lazer. É que nesta quinta-feira (21), foi realizada a culminância do projeto ”Esporte, saúde e inclusão”, com o campeonato intercolegial, na quadra Geraldo Matos Silveira.

O evento foi promovido pela Prefeitura de Jaicós, através das Secretarias de Educação, Esporte e da Juventude, Lazer e Turismo, Comissão do Selo Unicef e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Segundo a articuladora do Selo Unicef, Jasmira Leal, a principal finalidade do projeto é promover a saúde e inclusão das crianças e adolescentes por meio do esporte. “O evento de hoje é a culminância do projeto que foi desenvolvido sobre esporte nas escolas municipais. Foi desenvolvido nas escolas de ensino infantil nas 3 creches, nos turnos da manhã e tarde, e também no ensino fundamental, com o objetivo de trabalhar o esporte com as crianças e os adolescentes em função da saúde e da inclusão”, disse.

Para a coordenadora de ensino dos anos finais, Vanda Reis, o esporte traz vários benefícios para a vida dos adolescentes. “O esporte contribui para a qualidade de vida como também evita a vulnerabilidade dos adolescentes, contribui até mesmo na questão de eles saberem lidar melhor com as regras da escola. Essa ação também busca desenvolver as potencialidades deles, às vezes a gente até descobre talentos em jogo interescolar como esse”, contou.

O estudante e participante do Nuca, Geison Silva, ressaltou a importância dos jogos para as crianças e adolescentes. “Os jogos incentivam muito a galera a estar se movimentando, sair do sedentarismo e entrar no esporte. Incentivam também os sonhos, a maioria dos meninos sonha em ser jogador de futebol”, ressaltou.

Publicidade

No total, participaram seis escolas municipais, Francisco Crisanto, Padre David, Líria Alencar, Manoel Barbosa (povoado Várzea Queimada), Damásio Eugênio (povoado Esquisito) e Joaquim Francisco de Paiva (Lagoa do Sabino).

A primeira partida dos jogos foi entre as escolas Líria Alencar e Padre David, que empataram em 0x0. Nos pênaltis, o Líria Alencar venceu por 2×1. Na segunda partida, o Francisco Crisanto venceu por 3×2 o Joaquim Francisco de Paiva. Já na terceira partida, quem venceu foi o Manoel Barbosa por 2×0 do Damásio Eugênio.

Nas semifinais, o Padre David venceu o Líria Alencar por 1×0 e o Manoel Barbosa empatou com o Francisco Crisanto em 1×1. Na cobrança dos pênaltis, o Manoel Barbosa venceu o Francisco Crisanto.

A partida final foi marcada pelo empate de 0X0 entre Padre David e Manoel Barbosa. Nos pênaltis, Padre David venceu o intercolegial por 2×1 e conquistou o título de campeão.

Veja as fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS