Connect with us

GERAL

Mães realizam mamaço em restaurante após garçom impedir amamentação

Publicado

em

Onze mulheres realizaram um movimento de apoio a uma mãe que foi constrangida ao amamentar o filho em um restaurante na zona Leste de Teresina no último domingo (18). Nayara Regia foi coagida por um garçom do estabelecimento que pediu que ela se retirasse da mesa e amamentasse o filho no fraldário.

 

Revoltadas com o caso, um grupo de mães em uma rede social, denominado ‘Apoio à Amamentação’, decidiu se reunir no restaurante e realizar o mamaço. “A mãe acha que foi a mesa do lado que pediu para o garçom alertá-la. Ele foi lá e falou para ela ir amamentar a criança no fraldário, sendo que eu desconheço esse local no restaurante”, relatou Dayne Dantas, uma das organizadoras do movimento.

Cerca de 70 mães que compõem o grupo já planejavam um mamaço na Avenida Frei Serafim, ainda sem data definida. Com o caso do restaurante, elas decidiram antecipar e se reuniram na tarde do domingo no estabelecimento.

De acordo com Dayne Dantas, a proprietária do local pediu desculpas às mães e afirmou que atitude do funcionário não faz parte da conduta do restaurante e que o garçom será advertido. “Passamos mais constrangimentos do que se imagina”, disse a organizadora.

Publicidade

Nas redes sociais, o mamaço foi reconhecido por milhares de pessoas que apoiaram a causa. A foto das onze mães amamentando seus bebês obteve quase 3 mil curtidas e 307 compartilhamentos em menos de 48 horas.

Em Teresina, os estabelecimentos são obrigados, por lei, a permitirem o aleitamento materno em seu interior. A lei municipal 4.778/2015 foi sancionada no último mês de setembro pelo prefeito Firmino Filho. Quem descumpri-la pode ser multado em R$ 500.

Em nota, o restaurante Coco Bambu alegou é a favor da e que reconhece o direito e necessidade da mulher e do bebê. “Informa ainda que apenas alguns clientes de uma única mesa, de forma desumana e desinformada, se incomodaram com uma mãe que estava na mesa ao lado amamentando seu filho dentro do restaurante. Contudo, a direção do Coco Bambu respeita e estimula a prática de amamentação dos bebês que é, inclusive, mundialmente defendida”, conclui a nota.

Edição: Nayara Felizardo\ O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS