Connect with us

GERAL

Ministério da Saúde faz coletas em Aroeiras do Itaim para confirmar 1º caso da febre do Nilo

Publicado

em

Técnicos do Ministério da Saúde iniciaram esta semana na zona rural de Aroeiras do Itaim, Sul do Piauí, uma nova coleta de dados para confirmar o primeiro caso de febre do Nilo Ocidental no Brasil. Segundo a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), um agricultor de 52 anos que encontra-se paralítico seria a primeira vítima infectada pela doença no país. Exames iniciais feitos em setembro e outubro deste ano comprovaram que o paciente e algumas aves da região estavam infectadas pelo vírus.

No entanto, as amostras colhidas em familiares e vizinhos do paciente vitíma de uma encefalite deram negativo para a pesquisa de anticorpos específicos e até o momento não houve detecção de novos casos na região. Para a FMS, a investigação do Ministério da Saúde trará importantes contribuições à compreensão do ciclo de transmissão e do status epidemiológico da doença no nosso estado e subsidiará a implantação das medidas de prevenção e controle pertinentes.

De acordo com o neurologista da Gerência de Epidemiologia da FMS, Marcelo Adriano Vieira, o plano do Ministério da Saúde inclui trabalhos de investigação que serão realizados na região de Picos, através de estudos em seres humanos saudáveis e adoecidos recentemente por doença febril aguda, cavalos saudáveis e doentes, aves da fauna local e mosquitos potencialmente transmissores da doença.

“A equipe é grande, composta pelos melhores médicos, enfermeiros, biólogos, veterinários, entomologistas e engenheiros ambientais do país. Profissionais das Gerências de Zoonoses e de Epidemiologia da Fundação Municipal de Saúde, e Secretaria Estadual de Saúde estão também na região ajudando nos estudos. Já o Lacen no Piauí e o Instituto Evandro Chagas darão o suporte laboratorial necessário”, explicou.

O neurologista frisou que os novos exames do paciente internado no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella desde agosto e das aves com resultado sorológico positivo serão liberados nos próximos dias pelo Instituto Evandro Chagas.

Publicidade

Nota
A assessoria do Ministério da Saúde informou que a febre do Nilo ainda não está confirmada e para isso é preciso avaliar vários fatores. O órgão aguarda o resultado da nova coleta de dados para adotar medidas de prevenção da doença no país.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS