Connect with us

GERAL

Missa no Domingo de Ramos marca abertura da Semana Santa em Picos

Publicado

em

Neste dia 28 de março de 2021, toda Diocese de Picos celebrou na Catedral e em todas as paroquias e áreas pastorais o Domingo de Ramos. O Domingo de Ramos abre solenemente a Semana Santa e é o dia em que a Igreja celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, Morte e Ressurreição.

Por causa da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), não foi possível fazer procissão de Ramos da Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, como era de costume. A Celebração Eucarística teve início no interior da Igreja Catedral Nossa Senhora dos Remédios, conforme prescrição do Missal Romano, que diz: “Quando não é possível fazer a procissão fora da igreja, a entrada do Senhor celebra-se dentro da igreja, com a entrada solene antes da Missa principal” (Missal Romano, n° 12, pág. 229).

Após a narração do evangelho de Mateus, que destacava a entrada de Jesus em Jerusalém e a comunidade ser aspergida com água benta pelo Pároco, Pe. Espedito Oliveira, Dom Plínio e Equipe Litúrgica saíram em procissão com os ramos nas mãos até o presbitério onde prosseguiu a Missa.

Seguindo o Decreto do Governo do Estado que prescreve o distanciamento de 30% das pessoas nos espaços físicos, muitos fiéis participaram da cerimônia de abertura da Semana mais importante do ano, a Semana Santa. Na homília, Dom Plínio refletiu sobre a importância da celebração do Domingo de Ramos, dia em que recorda a entrada de Jesus em Jerusalém “O Domingo de Ramos é também o dia que abrimos a Semana Santa, a fim de que todos possa entrar nesta caminhada com Jesus, com o propósito de contempla a sua Ressurreição, movidos pelo pela Palavra que nos foi anunciada e nos ajuda a vencer as dificuldades, os desânimos, os desinteresses que possam aparecer na nossa caminhada”.

Durante a Missa, também aconteceu a Coleta da Solidariedade, uma ação prevista pela Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021 que, com tema “Fraternidade e diálogo: compromisso de amor” e como lema “Cristo é a nossa paz: do que era dividido fez uma unidade” (Ef 2, 14) e este ano vai focar o apoio a iniciativas de ajuda para as pessoas e grupos superarem as dificuldades colocadas em suas vidas pela pandemia da Covid-19.

Publicidade

Até o Domingo de Páscoa, 04 de abril, prossegue uma séria de atividades religiosas nas 22 paróquias e sete áreas pastorais da Diocese de Pios que podem ser acompanhadas, seguindo as prescrições do “Decreto N° 19.550, de 26 de março de 2021, que dispões sobre as medidas sanitárias excepcionais a serem adotadas do dia 29 de março ao dia 04 de abril de 2021, em todo os Estado do Piauí, voltadas para o enfrentamento da COVID-19”.

 

 

Fonte: Diocese de Picos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS