Connect with us

GERAL

Moradores de Rio Grande do Piauí denunciam falta d’água que já dura dois meses

Publicado

em

Moradores do conjunto Mundica Siqueira Procópio, em Rio Grande do Piauí, município no Sul do estado, denunciam uma falta d’água que já dura dois meses. Segundo eles, o poço que abastece a região está com a energia cortada.

Procurado pelo g1, o prefeito da cidade, Maurício Martins (PP) informou que o pagamento do poço é feito pelos próprios moradores, que contribuem mensalmente com uma determinada quantia. No entanto, o acordo não tem sido cumprido por todos.

“Os próprios moradores que fazem a contribuição e pagam a energia do poço. Acontece que uns pagam a contribuição e outros não. Enquanto o problema não é solucionado, mandamos carros-pipa de água para ir abastecendo a região. Acontece que o município também tem que suprir outros setores”, informou o prefeito.

De acordo com o gestor, a concessionária de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), que já atende a zona urbana da cidade de Rio Grande do Piauí, deve também assumir a responsabilidade pelo abastecimento do conjunto em breve.

“A gente já vem há quatro anos tentando transferir pra Agespisa e só agora conseguiu. Já foi feito o cadastro dos moradores pela concessionária”, comentou.

Publicidade

Por meio de nota, a concessionária informou que uma avaliação técnica sobre a situação está sendo feita e que ainda não é possível estabelecer um prazo para o repasse.

Uma moradora do conjunto, que preferiu não se identificar, relatou que a situação tem gerado prejuízo aos moradores e que a dívida não foi paga por alguns moradores devido a dificuldades financeiras, adquiridas durante a pandemia.

“O acesso à água é considerado um direito fundamental e vem sendo privado. É um problema grave e insustentável. Os carros-pipa não vêm todos os dias e nem passam em todas as casas, sendo assim alguns moradores têm que se submeter a pagar para tal abastecimento”, relatou.

Confira a nota da Agespisa na íntegra

A Agespisa informa que há um entendimento com a Prefeitura de Rio Grande do Piauí no sentido de receber a operação do sistema de abastecimento de água do Conjunto Mundica Siqueira Procópio.

No momento, o processo está passando por uma avaliação técnica e ainda não é possível estabelecer um prazo para o repasse do conjunto.

Publicidade

Em relação à ampliação do sistema de abastecimento, a empresa informa que somente após a conclusão das avaliações técnicas poderá iniciar a elaboração do projeto.

Fonte: G1 Piauí | Foto: Reprodução/TV Globo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS