Connect with us

GERAL

MP apura invasão do leito seco por fazendeiros na maior lagoa do Piauí

Publicado

em

A promotora de Justiça de Parnaguá instaurou inquérito civil público para apurar os motivos que estão levando à seca da Lagoa de Parnaguá, que fica no município de mesmo nome, localizado a 855 km ao sul de Teresina.

Serão apurados o eventual desvio do Rio Paraim e a invasão da área do leito seco da lagoa por proprietário de imóveis situados às margens para criação e gado e plantações, inclusive com uso de herbicidas.

A movimentação do Ministério Público vem, segundo portaria assinada pela promotora Gilvânia Alves Viana, após o notório fato de que a lagoa vem secando a cada dia, bem como os rumores entre os populares de que a seca das águas vem se dando pelo desvio do Rio Paraim.

Há notícias ainda, segundo a promotora, de que proprietários de imóveis, estariam invadindo o leito seco da lagoa, causando graves danos ambientais e prejuízos coletivos para a população de Parnaguá.

Considerada a maior lagoa do Piauí, Parnaguá tem originalmente 12km de comprimento e 6 de largura, sendo a 5ª maior do país, mas que vem a cada dia diminuindo de tamanho.

Publicidade

 

180Graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS