Ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 aumentou 90% em um mês no Piauí
Publicado por: | Data: 16/06/20

Ocupação de leitos de UTI por pacientes com Covid-19 aumentou 90% em um mês no Piauí

Entre os dias 15 de maio e 15 de junho, a quantidade de pacientes com Covid-19 que precisaram de um leito de UTI quase dobrou no Piauí: eram 123 no mês passado e, nessa segunda-feira (15), 233, um aumento de 90%. Já a quantidade de leitos ofertados, apesar dos esforços das autoridades, não aumentou na mesma proporção.

Segundo o painel epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, a oferta de leitos foi aumentada em 53%. No dia 15 do mês de maio, eram 241 e, agora, são 369. Diante desses números, 63% dos leitos de UTI do estado estão ocupados por pacientes com Covid-19.

Lotação por unidade de saúde

As unidades de saúde em situação mais preocupante são as de Teresina, tanto públicas quanto privadas. Os dados são referentes ao dia 14 de junho.

Leito de UTI para Covid-19 no Piauí  — Foto: CCOM

Leito de UTI para Covid-19 no Piauí — Foto: CCOM

O Hospital de Urgência de Teresina, por exemplo, tinha apenas um leito de UTI desocupado (de 28 oferecidos, 27 estavam com pacientes). No Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí, todos os 30 leitos estavam ocupados. No Hospital Getúlio Vargas, há 34 dos 40 leitos ocupados.

Entre os hospitais privados, a ocupação também está alta. No hospital São Marcos, dos 20 leitos, em 19 há pacientes. No hospital São Paulo, a ocupação é de 10 dos 12 leitos. No hospital Prontomed, todos os 30 leitos de UTI estão ocupados. E no Unimed, 19 dos 25 estão com pacientes.

Flexibilização suspensa

Diante do aumento de casos e da taxa de transmissão do vírus entre a população, o governo decidiu suspender o início da flexibilização do comércio no estado, que tinha dado deus primeiros passos com a elaboração de protocolos.

O governador Wellington Dias (PT) afirmou nessa segunda-feira (15) que “não vai dar passos para frente” porque uma das metas, de novos leitos de UTI, principalmente em Teresina, não foi atingida.

Na próxima semana, uma nova reunião vai avaliar o cenário.

Ampliação de leitos

Leito de UTI no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Leito de UTI no Piauí — Foto: Divulgação/Sesapi

Diante da situação, a Prefeitura de Teresina assinou um novo convênio nessa segunda-feira (15) e alugou mais 10 leitos de UTI do Hospital São Marcos para atender pacientes com Covid-19. O objetivo é ampliar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no município.

O governo informou que o Hospital Getúlio Vargas (HGV) abriu 10 novos leitos de UTI também nessa segunda-feira (15), totalizando 40 unidades de terapia intensiva exclusivas para o tratamento do novo coronavírus, além de 40 leitos clínicos.

Fonte: G1 PI

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

GERAL

Pesquisa revela que Piauí fechará o ano em recessão econômica

Nenhum Estado brasileiro conseguirá crescer economicamente este ano. A pesquisa realizada pelo Banco Santander revela que a recessão prevista de 3% para 2015 se espalhará em todos os Estados, com

GERAL

Tim e Vivo assinam acordo para 4G chegar a cidades pequenas que ainda não têm sinal

A TIM S.A., subsidiária da TIM Participações, e a Telefônica Brasil, que é a Vivo, assinaram nesta segunda-feira (22) memorando de entendimento para iniciar discussões sobre compartilhamento de infraestrutura de

GERAL

Servidor concursado é exonerado de cargo em comissão e ‘fantasma’ substitui

Uma denúncia encaminhada ao portal O DIA dá conta de que um servidor concursado que ocupava o posto de coordenador de Administração da Penitenciaria Regional de Oeiras, a 279 km