Connect with us

GERAL

Peixe-Leão, espécie venenosa invade litoral piauiense e preocupa pesquisadores

Publicado

em

Pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), em parceria com o Laboratório de Bioecologia Pesqueira, publicaram um artigo em que alertam para a invasão de da espécie venenosa Peixe-Leão, no litoral do Piauí.

Na publicação, os debatem a ocorrência do aparecimento da espécie em Cajueiro da Praia e Barra Grande. Em março de 2022, dois desses animais foram capturados nas regiões.

Segundo os especialistas, eles têm aparecido próximo às bombas de captação de água de fazendas de camarão, o que gera preocupação com relação à capacidade de adaptação da espécie, tanto do ponto de vista dos ecossistemas e biodiversidade, quanto em relação a atividades produtivas nos ambientes costeiros.

A presença de Peixe-Leão, além de representar um risco às espécies nativas, também pode causar ferimentos à humanos. Em caso de perfurações, as tóxicas presentes em suas nadadeira é espinhos podem causar dores, febres e até convulsões.

A UFDPar diz que está monitorando a presença da espécie no litoral do Piauí, junto ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A orientação é que em casos de captura do peixe, os pescadores e mergulhadores entrem em contato com autoridades e não os devolver ao mar.

Publicidade

Fonte: Lupa 1 / Foto: Artigo UFDPar

Facebook

MAIS ACESSADAS