Connect with us

GERAL

Piauí ocupa 25ª posição em lista de investimento no País

Publicado

em

O Piauí é considera a antepenúltima entre as 27 unidades da federação do Brasil mais atrativas para investimentos estrangeiros. É o que diz o Ranking de Gestão dos Estados, criado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e pela Unidade de Inteligência da Economist. O ranking avalia 26 indicadores em oito categorias: ambiente político, ambiente econômico, impostos, política de investimentos estrangeiros, recursos humanos, infraestrutura, inovação, sustentabilidade. Numa escala que vai de zero (pior colocação) a 100 (melhor), o Piauí obteve nota 24,9, abaixo da média nacional de 43.

O Estado com melhor avaliação foi São Paulo, com nota 77,2, seguido do Rio de Janeiro, com nota 72,3. São Paulo foi o único avaliado como “muito bom”. Os demais da região Sudeste foram considerados “bom” e na região Nordeste, “moderado”, com exceção do Piauí e Maranhão, que foram destacados com “ruim”.

Dentre as oito categorias, o Piauí ficou melhor posicionado na “ambiente político”, ocupando a 8ª colocação, a frente de estados ricos como Rio de Janeiro, Goiás, Bahia, além do Distrito Federal. Em “impostos”, o Estado ficou na 15ª posição, superando Maranhão, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nos demais indicadores, ficou entre as últimas posições.

Apesar da colocação, o Piauí uma ligeira melhora desde que o ranking foi criado, em 2011. Naquele ano, o Piauí ocupava a 26ª colocação, na frente apenas do Amapá. No ano seguinte e em 2013, o mais atual, o Piauí passou à 25ª colocação, passando também do Maranhão, que passou à 26ª colocação.

É interessante ressaltar que o Maranhão, apesar de ser considerado pior para investimento que o Piauí, tem um Produto Interno Bruto bem maior do que o Piauí. Em 2011, ano em que foi feito último cálculo do IBGE, o PIB maranhense foi de R$ 52,1 bilhões, quase o dobro do piauiense, de R$ 24,6 bilhões.

Publicidade

O DIA tentou ouvir a opinião da secretário de Planejamento do Estado, Eleonora Samapaio, mas ela não foi localizada.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS