Connect with us

GERAL

Piauí sedia pela 1ª vez a abertura nacional da colheita de soja; 16 estados participam

Publicado

em

O Piauí sedia nesta quinta-feira (17), pela 1ª vez, a abertura nacional da colheita de soja. O evento, que tem participação de 16 estados, teve início em uma fazenda localizada no município de Sebastião Leal, 400 km ao Sul de Teresina, região do Cerrado piauiense.

O evento tem programação vasta e discutirá temas como falta de insumos, logística, fronteira agrícola, mercado e clima. Participam a Associação nacional dos Produtores de Soja (Aprosoja), pesquisadores, autoridades e membros do agronegócio.

Presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, durante abertura nacional da colheita de soja no Piauí — Foto: Divulgação

Presidente da Aprosoja, Antônio Galvan, durante abertura nacional da colheita de soja no Piauí — Foto: Divulgaçãol

Dentre os participantes está o pesquisador Leandro Zancanaro, da Fundação Mato Grosso, que há mais de 30 anos se dedica a pesquisas de manejo do plantio de soja. Além dele, o presidente do Grupo Associados de Agricultura Sustentável (GASS), Rogério Vian, também estará no evento.

O encontro também terá um espaço dedicado à participação das mulheres no agronegócio brasileiro, presença da recém-criada Comissão Nacional Mulher da Aprosoja Brasil, formada por mulheres que atuam no segmento seja administrativamente ou de forma técnica, diretamente no campo.

Abertura nacional da colheita de soja no Piauí — Foto: Divulgação

Abertura nacional da colheita de soja no Piauí — Foto: Divulgação

A comissão desenvolve nacionalmente três projetos, um voltado para a capacitação, outro para informação e outro para solidariedade.

Publicidade

Veja a programação do evento:

  • 8h30 – Café e credenciamento
  • 9h00 – Início
  • Painel 1 – Logística, Fronteira Agrícola, Agroindústria e Regularização Fundiária no Piauí com Alzir Pimentel Aguiar Neto (Produtor Rural e Presidente da Aprosoja-PI), Moyses Barjud (Produtor Rural e Presidente do Sindicato Rural de Bom Jesus-PI), Edeon Vaz Ferreira (Diretor Executivo do Movimento Pró-Logística) e Flávio Inoue (CEO da INSOLO).
  • Boletim climático – Previsão para todas as áreas produtoras do país
  • Painel 2 – Falta de insumos, custos e avaliação do mercado, orientações técnicas para o manejo com menos produtos com Leandro Zancanaro (Pesquisador parceiro da Aprosoja) – Uso racional de fertilizantes no atual cenário de alta de preços – e Rogério Vian (Produtor Rural e Presidente do GAAS) – Uso de biológicos e remineralizadores de solo.
  • Personagem Soja Brasil Safra 21/22 – Apresentação dos candidatos e abertura oficial da votação
  • Homenagens Aprosoja Piauí
  • Autoridades
  • Colheita
  • Almoço

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS