Connect with us

GERAL

Piauí tem o maior crescimento no número de pessoas que trabalham em casa no país

Publicado

em

O Piauí teve o maior crescimento do número de pessoas que trabalham em casa, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (26). Em 2018, a taxa de pessoas ocupadas que estavam em regime de teletrabalho era de 5,8% e em 2019 subiu para 8,7%.

Desse modo, o Piauí é o segundo estado do país com o maior percentual de pessoas trabalhando em casa, ficando atrás apenas do Ceará e do Rio Grande do Norte, ambos com 10%.

Em relação ao percentual de trabalhadores que exercem suas atividades em estabelecimento do próprio empreendimento ao qual é vinculado, o Piauí apresenta o menor percentual do Brasil, 40,4%. Apesar disso, é o local de trabalho que mais concentra pessoas no estado.

O Piauí também possui o terceiro maior número de trabalhadores que atuam fazendas, sítios, granjas, chácaras e entre outros estabelecimentos rurais. A taxa é de 22,6%, valor bem acima a média nacional que é de 10,4%.

No estado piauiense, em 2019, 17,5% das pessoas ocupadas exercem suas atividades em local escolhido pelo empregador, patrão ou freguês. Outros 2,7% atuam em via ou área pública.

Publicidade

Trabalhadores sindicalizados e cooperativados

Segundo a pesquisa, pelo sétimo ano seguido, o Piauí é o estado com a maior proporção de trabalhadores sindicalizados no país. Com 1,2 milhões de pessoas ocupadas em 2019, cerca de 310 mil delas estavam associadas a sindicatos, o que representa um percentual de 23,9%. Em nível nacional, a média é de 11,2%.

Já quanto aos trabalhadores associados às cooperativas de trabalha ou de produção, O Piauí possui o menor percentual do país: 2,9%. No Brasil, a média é de 5,2%.

Informalidade

Cerca de 89,7% dos trabalhadores por conta própria do Piauí não possuem registro em CNPJ, ou seja, estão atuando na informalidade. Esse percentual também é alto no Brasil (79,9%). O estado em que a proporção é menor é o Paraná, com 68,1% dos trabalhadores por conta própria sem registro em CNPJ.

Comércio é a atividade com mais trabalhadores

Taxa de ocupação por setor no Piauí — Foto: Divulgação/IBGE

Taxa de ocupação por setor no Piauí — Foto: Divulgação/IBGE

Conforme a pesquisa divulgada pelo IBGE, aproximadamente 20% das pessoas ocupadas no Piauí trabalham no segmento do comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas, sendo o setor com mais trabalhadores no estado.

Já os setores com o menor número de pessoas atuando são: serviço doméstico (8,2%), construção (7,7%), indústria geral (7%), alojamento e alimentação (6,2%), informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas (5,6%), transporte, armazenagem e correio (3,3%) e outros serviços (4,6%).

Publicidade

Fonte: G1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS