Connect with us

GERAL

Saúde de Picos realiza capacitação para agentes comunitários sobre câncer de boca

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Saúde do Homem e do PET-Saúde, programa desenvolvido pela Universidade Federal do Piauí, realizou, na manhã desta segunda-feira (04), uma capacitação para todos os agentes comunitários do município sobre a prevenção do câncer de boca.

A professora de Medicina da UFPI de Picos, Fátima Regina, e uma das integrantes do PET-Saúde, explicou ao Cidadesnanet a importância da capacitação para os agentes comunitários.

“Nós temos um programa na UFPI que é o PET- Saúde Interprofissional, que teve a ideia de ter a Semana de Prevenção ao câncer de boca, a qual foi abraçada pela Secretaria de Saúde de Picos. Essa parceria vai de 4 a 7 de novembro. Hoje tivemos por objetivo a divulgação desse conhecimento e sensibilização sobre a temática desse tipo de câncer. Os agentes vão conhecer o que é o câncer de boca, quais seus sinais, sintomas precoces de desenvolvimento dele e, a partir daí, fazer com que esse conhecimento seja disseminado para suas comunidades”, explicou.

A coordenadora de Saúde do Homem, Micherlla Brito, detalhou como funcionarão as atividades durante a semana.

“Este ano nós preparamos, juntamente com outras coordenações, uma parceria muito importante com o pessoal da Universidade Federal, que trouxe até nós a Semana de Prevenção ao Câncer de Boca, que começou hoje com essa capacitação para os agentes comunitários. Amanhã teremos atualização para todos os dentistas e técnicos em saúde bucal, às 16h00, no Piauí Shopping. Às 17h00 abriremos o as atividades do Novembro Azul, com serviços de saúde como aferição de pressão, de glicemia e outros, além de uma palestra sobre o câncer de próstata, na Unidade Básica de Saúde da Passagem das Pedras. Na quarta (06) teremos ação de educação em saúde, na Praça Josino Ferreira, às 17h00. E na quinta, dia 07, teremos atendimentos de demanda livre, nas UBS’s Antenor Neiva, Belo Norte e Parque de Exposição”, detalhou.

Publicidade

Micherlla Brito apelou pela participação da classe masculina nos eventos, além da busca pelos atendimentos nos postos de saúde.

“Essa semana é de grande importância para a saúde em Picos. Esses eventos têm o objetivo de conseguirmos ter mais homens atendidos durante este período, e em todos os outros, em nossas Unidades Básicas de Saúde. É uma campanha importante porque sensibiliza homens do mundo todo”, disse.

O presidente dos agentes comunitários de saúde de Picos, Francisco Faustino, parabenizou a iniciativa pelos eventos programados para a semana que envolvem os profissionais de saúde e comunidade em geral.

“A gente vem agradecer a coordenação por essa iniciativa. Essa semana estamos tratando do novembro azul, que é algo importante, pois vemos a pouca aparição de homens em nossas ubs. O homem tem dificuldade em se deslocar atrás dos serviços de saúde. Vemos muitas mulheres, crianças e idosos, mas sentimos falta da presença do homem. Prevenir é melhor que tratar, por isso é tão importante buscar a presença dessa classe em nossos postos, buscando saúde”, afirmou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS