Connect with us

GERAL

PICOS | Museu Ozildo Albano promove evento em alusão ao Dia Mundial do Museu

Publicado

em

Acontece nesta sexta-feira (17) e sábado (18) a Semana Nacional dos Museus em todo o país. Em Picos, o Museu Ozildo Albano promove um evento aberto a todo o público a partir das 18h00 com apresentações culturais, palestra e exposição fotográfica.

Segundo a professora e coordenadora do museu, Maria dos Remédios de Moura Albano, mais conhecida por Betty, no dia 18 é comemorado o Dia Mundial dos Museus. Em alusão à data, o Instituto Brasileiro de Museus promove, todos os anos, a Semana Nacional do Museu. Ela declara estar feliz por Picos estar participando do evento.

“O Museu Ozildo Albano está muito feliz em participar desse evento nacional que é a Semana Nacional dos Museus. Ele é coordenado pelo IBRAM, onde os museus se inscrevem para participar. O que nos torna únicos na forma de cultura? É sobre isso que vamos tratar. Está sendo um trabalho delicioso e, ao mesmo tempo, desafiador preparar esse evento para Picos”, disse ela.

O tema repassado pelo IBRAM e que vai ser tratado em 2019 é “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”.

Veja programação:

Publicidade

17.05 (18h00)

  • Apresentações culturais
  • Palestra com Gracivalda Albano, Supervisora Estadual de Cultura Viva, da Secretaria Estadual de Cultura

18.05 (08h00 às 11h30)

  • Exposição fotográfica (Tema: Picos, mosaico de tradições)

“Então, vemos aí o tema da palestra que é tão importante para nós, que é museu como guardião e divulgador das tradições culturais. O futuro das tradições está exatamente nessas questões, de você saber preservar, divulgar e fazer com que as pessoas reflitam sobre a preservação, pois isso é importante para nossa identidade. É a alma do povo. As fotografias da exposição são peças de nosso acervo e de acervos de outras pessoas, as quais enfoquem essas tradições. Então vamos falar da cajuína, das tradições religiosas. E tentaremos unir as culturas negra, indígena e branca. Vale frisar que somos todos uma só raça”, disse a professora.

Betty Moura convida a todos a se fazerem presentes no Museu a partir de hoje. E evento é totalmente gratuito.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS