Connect with us

GERAL

Polícia Civil do Piauí vai à França para missão de capacitação

Publicado

em

Os delegados foram convidados para conhecer unidades de segurança e empresas que atuam na segurança pública francesa. “Na França, a comitiva teve a oportunidade de visitar e conhecer a Gendarmerie Nationale, Polícia Militar francesa, que juntamente com a Polícia Nacional, Civil, são responsáveis pela segurança pública em todo o território francês. A Gendarmerie desempenha, de forma geral, as funções policiais em grande parte do território francês, fundamentalmente em áreas rurais e nas cidades menores”, explica a delegada Anamelka Cadena.

A Polícia Nacional é Civil faz parte do Ministério do Interior, ao qual cabe o exercício das funções policiais na parte essencialmente urbana do território francês, bem como algumas competências exclusivas, como a segurança interna, a cooperação internacional, o controle dos aeroportos e das fronteiras. “Foi possível conhecer a dinâmica de atuação das duas polícias, através das visitas que ocorreram na Brigada Criminal, no Ministério do Interior e na sede da Gendarmerie, ocasião em que os integrantes das Forças de Segurança puderam apresentar como desenvolvem seus trabalhos, os equipamentos utilizados, as inovações, as instalações, bem como se disponibilizaram a compartilhar conosco de forma mais ampla suas expertises”, avalia a delegada.

Com a cooperação técnica entre Brasil e França, o Estado já recebeu os cursos de Local de Crime, Luta Contra as Drogas em 2018, além dos cursos de Lavagem de Dinheiro e Negociação de Crises, em 2019, realizado pelo Grupo de Intervenção da Polícia Nacional – RAID, elite da Polícia Nacional Francesa. “Vale ressaltar que a nossa visita proporcionou tratativas para levarmos mais cursos relacionados a homicídio e a perícia criminal após o encontro na Brigada Criminal. Diferentes experiências podem contribuir para inovarmos ainda mais em nossas ações policiais”, acrescenta Anamelka.

Crédito: Divulgação

Uma experiência de grande valia para os profissionais piauienses. “Além do contato técnico, foi possível ver o quanto os policiais amam a sua corporação e o quanto acreditam e valorizam suas ações, investindo em inteligência e aprimoramento tecnológico, porém sem perder a chance de resgatar e valorizar cada momento histórico vivenciado pelos seus antecessores no cenário da segurança pública do país”, finaliza.

Fonte: Meio Norte

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS