Connect with us

GERAL

Prefeitura de Padre Marcos realiza audiência pública de prestação de contas referente a 2020 e apresenta superávit financeiro

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Padre Marcos promoveu na manhã desta quarta-feira, 26 de maio,  na Câmara Municipal, uma audiência pública para apresentar o balanço de contas do Governo referente ao ano 2020, bem como,  a prestação de contas da Saúde referente ao 3ª quadrimestre  de 2020.

Os números foram expostos  pela assessora  contábil, Gislana Portella, que  apresentou  os relatórios fiscais do município referente receitas e despesas, atendendo a uma determinação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que o município sempre faz questão de cumprir.

Lana, como é mais conhecida, apresentou o  relatório resumido da execução orçamentária e de gestão fiscal, demonstrando, de forma detalhada, as receitas arrecadas no período, como também, as despesas e o superávit financeiro do município.

A assessora contábil enalteceu a gestão pela forma que vem conduzindo os recursos do município.  “É uma alegria muito grande voltar a município e conseguir fazer uma audiência pública presencial, onde tivemos a oportunidade de fazer a prestação de contas do ano de 2020, um  ano desafiador, devido a pandemia, mas  que foi satisfatório apresentar os números, em que o orçamento foi compatível com a realidade e  tivemos um superávit financeiro, ou seja passar por todos os desafios e ainda conter as despesas e ter mais receitas que despesas, atingindo ainda todos os índices constitucionais que é uma obrigação do gestor”, disse.

Segundo Lana, a  Educação e Saúde não somente  atingiram como superaram seus índices e a Assistência Social alcançou um bom índice, que foi em torno de 4%, assim como também destacou que as despesa com pessoal ficou abaixo do limite prudencial. “Frisar que o município não somente ficou abaixo do 50% com despesas com pessoal,  como ficou abaixo do limite prudencial  que  é 51%, então é desafiador para o prefeito em plena pandemia realizar tal feito, por isso o gestor está de parabéns, por ter feito todas as tarefas de casa, e frisar também a eficiência da equipe, pois um gestor sozinho não faz milagre, ele precisa de uma equipe comprometida, que  saiba seu potencial, que conheça seus desafios e consiga supera-los”, destacou.

Publicidade

Lana citou que a Saúde mais que nunca mostrou quem  são e para que vieram, onde o propósito foi despertado dentro da equipe da saúde. “Eles perceberam o quanto são importantes, e é quando se passa por uma pandemia dessa, que se percebe,  o valor que se deve se dar para equipe da saúde, então estão todos de parabéns”, pontou.

Durante a audiência Lana realizou um momento de reflexão, que segundo ela, essa foi  uma possibilidade que encontrou de fazer com que as pessoas participassem mais das audiências públicas, e que não somente conhecesse o seu município, mas que conhecesse a sim mesmo.  “Eu comecei a trazer uma reflexão de cada um sobre a sua história, vivência e sobre o seu mundo, o que podem melhorar não só no eu, mas no todo, na comunidade, então comecei a trazer livros e reflexões para nossas audiências,  justamente,  para trazer as pessoas para conhecer a realidade do munícipio e crescer pessoalmente, e faço isso com muito amor, faço com minha missão, meu prósito aqui na terra”, concluiu.

Em entrevista, o prefeito Valdinar Silva, inicialmente, avaliou como positiva e participativa a audiência,  enfatizando que   sua  gestão tem trabalhado com compromisso e transparência.

‘Estamos realizando hoje a prestação de contas  da gestão, conforme a Lei de Responsabilidade Fiscal, então foi repassado sobre as receitas e despesas do ano 2020.  E dizer que mantemos todos os esforços para cumprir com nosso papel e promover de forma transparente os serviços e  ações que venha de encontro com os anseios da população, onde mesmo em um ano atípico de pandemia, tivemos um superávit financeiro, ficamos com um saldo de 280 mil da conta do Fundeb para o ano seguinte, do recurso de Covid, um saldo de 400 mil, e também com 50 mil do FPM, ou seja, do ano de 2020 para 2021 ficamos com mais de 500 mil em conta, onde parte desse recurso é para garantir  a continuidade dos serviços e o pagamento em dia dos servidores públicos, que uma prioridade de nossa gestão”, disse.

O gestor ainda acrescentou que o mais importante, que é o município não ultrapassou as despesa de pessoal.  “Estamos no limite certo com os 50% com folha de pagamento, também mantemos os índices da Saúde, Educação e Assistencial Social,  então fizemos o nosso dever de casa. A gente sempre tem esse trabalho junto a nossa assessoria técnica, a nossa contabilidade, para que possamos realmente executar os recursos de nosso município de forma correta e transparente”, frisou.

O prefeito disse ainda que é uma  preocupação  de sua gestão  manter um superávit financeiro, ou seja, ter dinheiro em conta e não um déficit. “Nossa gestão faz sempre um esforço grande para manter as contas em dias e ter dinheiro em conta, mesmo com as dívidas que o munícipio possui, pois estamos pagando quase 50 mil de precatórios por mês, 20 mil de INSS, e quase 6 mil de energia, então tiramos todos mês mais de 70 mil do FPM para pagar  dívidas de gestões anteriores. Dinheiro esse que poderia estar sendo investindo em melhorias para o munícipio, mas infelizmente é uma empresa que contraiu dívidas e essas estas devem sem honradas”, relatou.

Ele ainda falou sobre o problema do hospital local, onde a quatro meses  não recebe recursos do estado. “Precisamos ter 60 mil por mês para manter o hospital, então  só estamos conseguindo manter graças as emendas parlamentares de nossos deputados, porque  com recurso do município não é possível.

Valdinar disse ainda que números positivos é resultado de gestão comprometida, que tem com uma equipe eficiente,  com bons secretários que trabalham em consonância  e assim permite que se  faça uma gestão planejada, organizada, que investe na cidade e mantém as contas dias.

Publicidade

Por fim,  o gestor reforçou que a  Prefeitura está em dias com a folha de pagamento e com os fornecedores. “Temos feito de tudo para seguir com nossa gestão organizada e sem déficit, e graças a Deus por isso, e também a nossa equipe que nos ajuda a caminhar. O prefeito está fazendo esse trabalho, porque temos pessoas competentes para ajudar a fazer as ações sair do papel e desenvolver a  cidade, além da parceria com a Câmara onde matemos esse elo, para Padre Marcos continuar crescendo e se desenvolvendo”, finalizou Valdinar.

Além do prefeito José Valdinar da Silva, participaram da audiência, o vereador  Helton João,  os secretários municipais de Educação, Eraldo Carvalho,  de Administração, Thuanny Mikaella, de Assistência Social, Lucicleide Dias, de Saúde, Maria Lúcia, a diretora do Hospital, Ágda Érica, além de profissionais da Poder Executivo, e das Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social, bem como a engenheira civil, Williane Kelly.

 

Veja:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS