Connect with us

GERAL

Prefeitura de Picos inicia implantação de contêineres de coleta seletiva do lixo

Publicado

em

Através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, a Prefeitura de Picos iniciou nesta sexta-feira (05) a instalação dos contêineres de lixo seletivo nos bairros Centro e Junco da cidade de Picos, mais conhecidos por PEVs, que são os Pontos de Entrega Voluntária.

O projeto, de idealização da SEMAM e em parceria com a de Serviços Públicos, visa a conscientização da população quando ao despache correto do lixo, além da geração de empregos por meio da reciclagem do material e diminuição da poluição no meio ambiente, pois, assim, cai progressivamente a quantidade de lixo que vai para o aterro sanitário, pois agora ele ganha nova utilidade.

“A gente já havia colocado uns pontos de separação desse lixo nas praças e em pontos de área verde, e agora estamos colocando esses contêineres que têm uma capacidade maior. Os primeiros tinham capacidade para 60 litros cada parte do contêiner, esses têm a capacidade para 500 litros cada parte. Então o PEV tem a capacidade para comportar até duas toneladas”, disse a secretária de Meio Ambiente, Maria Santana.

A secretária disse ainda que, inicialmente, esses pontos de PEVs maiores foram colocados em três locais estratégicos – Praça do mercado do Junco, Josino Ferreira e a do antigo São Lucas – e que pontos menores já haviam sido colocados em outros locais, como a Praça Félix Pacheco, a da OAB, a da Matriz e outras.

“Em virtude da grande quantidade de lixo que esses locais escolhidos produzem, a gente preferiu fazer esses pontos de entrega voluntária de lixo maiores. E também tentando conscientizar a população para que possam destinar corretamente esse lixo, dando a cada um o lugar correto. Devemos reaproveitar ao máximo o lixo que é produzido em nossa cidade que gira em torno de 90 toneladas/dia. Então é muito lixo produzido por dia e a gente está querendo diminuir ao máximo o lixo que é destinado ao aterro sanitário”, comentou a secretária.

Publicidade

Maria Santana ainda apelou à sociedade para que ela contribua com a limpeza adequada do município, pois este é um bem não apenas temporário, mas que passa de geração a geração, além de ajudar aos recicladores.

A gente faz um apelo à sociedade, em especial a essas localidades que a gente citou, que possam realmente abraçar essa causa, que possam fazer a seleção especial do lixo no seu estabelecimento comercial, na sua barraca, nas praças, nos supermercados… para que a gente possa ter uma cidade mais limpa. E vale ressaltar que não é preservar o meio ambiente somente para agora, mas para as gerações futuras. Então a gente pede, encarecidamente, à população de Picos, que possam colaborar com essa limpeza da cidade. Assim vamos diminuir os transtornos que podem ser causados a curto, médio e longo prazo, mas também o beneficio que isso traz para os recicladores das fábricas e para os que trabalham no aterro sanitário”, pontuou.

Ela agradeceu ainda o apoio prestado pelo prefeito Padre Walmir Lima em todos os projetos encabeçados pela sua pasta, “pois ele tem sempre dado o suporte para fazermos o melhor para a cidade de Picos”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS