Connect with us

GERAL

Previsão é que inverno na região de Picos só chegue em 2016

Publicado

em

Depois de alcançar o verão mais quente em 50 anos, com picos de temperatura alcançando e até ultrapassando os 40º C, os picoenses agora esperam que o inverno venha abundante. Mas a expectativa ainda será longa, segundo informações do meteorologista Eugênio Lopes.

O chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em Picos revelou que novembro e dezembro terão chuvas esporádicas, mas não passará disso. Os especialistas do clima acreditam que as chuvas mais intensas e frequentes, que caracterizam o período de inverno na região, só chegarão em 2016.

Os motivos para a espera são muitos. Na análise de Eugênio Lopes, a seca intensa que há cinco anos assola o Nordeste brasileiro é consequência do aquecimento global.  Mais que isso: “É um fenômeno irreversível”, acrescenta.

“A seca que antes falávamos em nível de Nordeste e hoje tratamos a nível de país, minando os recursos hídricos brasileiros, é resultado do aquecimento global. A cada ano que passa nós sabemos das consequências do clima”, frisa.

Eugênio Lopes alerta que as chuvas previstas para os próximos dois meses podem vir em formas de temporais resultantes do encontro de massas de ar quentes e frias. “É quando ocorre o choque término, ou seja, a nuvem gelada com o ar quente”, finaliza.

Publicidade

Portal Grande Picos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS