Connect with us

GERAL

Procon-PI orienta consumidores como proceder na Black Friday

Publicado

em

A próxima sexta (27) é um dos momentos mais esperados do ano pelos consumidores: a Black Friday. A última sexta-feira de novembro é o dia em que os estabelecimentos comerciais costumam fazer grandes promoções e é a hora de aproveitar para adquirir bens de consumo a preços e condições mais acessíveis. Contudo, também é hora de o consumidor ficar atento com falsas promoções.

O Procon orienta que o consumidor deve evitar empresas que não tenham cadastro. No caso de compras pela internet, avaliar se o site é realmente confiável, se a empresa tem registro social e endereço físico. E, havendo a efetuação da compra, se houver qualquer problema, é necessário devolver o produto em até sete dias.

Uma precaução que o consumidor pode tomar para averiguar se o estabelecimento realmente existe e quais as reclamações mais frequentes é pesquisar em sites de ranqueamento das empresas e ficar atento às principais reclamações de outros consumidores.

Uma das fraudes mais comuns e que tem sido denunciada por consumidores nas últimas edições da Black Friday, é quando o fornecedor infla o preço do produto semanas antes da promoção e depois dá o “abatimento”. Em alguns casos, o consumidor compra o produto pelo preço de mercado. Ou seja, sem nenhum desconto. “Se constatada esta ação do fornecedor, no próximo ano ele não participará da Black Friday e também pode gerar uma multa contra a empresa pelo aumento abusivo”, explica o promotor Nivaldo Ribeiro, do Procon.

Outro tipo de problema é a clonagem de cartões de crédito e a geração de boletos que redirecionam o pagamento para outra conta e não a do fornecedor. “O consumidor tem de confirmar todos os dados, principalmente o nome da empresa e o número código de barras”, instrui o promotor.

Publicidade

 

 

Fonte: Vooz

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS