Connect with us

GERAL

Profissionais que atuarão no Projeto Dom Helder Câmara no PI recebem capacitação

Publicado

em

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CACTUS), sediado no Ceará, realizou entre os dias 20 e 24 de agosto, na cidade de Picos, a formação de 45 profissionais que irão atuar no Projeto Dom Helder Câmara.

A formação, que aconteceu no Picos Hotel, teve o objetivo de melhorar as técnicas de atuação no campo e estratégias de inserção dos beneficiários nas políticas públicas existentes. Os profissionais capacitados atuarão como agentes extensionistas, que irão ser protagonistas no papel social de 2.429 famílias distribuídas em 33 municípios da área de atuação do projeto.

De acordo com Adalberto Batista Gomes, diretor Presidente da CACTUS, o objetivo do Projeto Dom Helder Câmara é atuar em comunidades rurais com famílias pobres e extremamente pobres, distribuídas em 33 municípios do Estado do Piauí, visando o fortalecimento da agricultura familiar e inserção direta nas políticas públicas, municipais, estadual e federal.

No Piauí, o projeto será desenvolvido em comunidades dos municípios de Vera Mendes, Simões, Padre Marcos, Patos do Piauí, Santana, Curral Novo do Piauí, Vila Nova, São Julião, Fronteiras, Francisco Macedo, Alegrete, Caldeirão Grande, Betânia, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Wall Ferraz, Paquetá, Santa Cruz, Anísio de Abreu, Bonfim, Caracol, Guaribas, São Raimundo Nonato, Assunção, Bocaina, Inhuma, Ipiranga, Lagoa do Sítio, Pimenteiras, Santo Antônio de Lisboa, São José, São Luís e São Miguel do Tapuio.

CACTUS

Publicidade

O Centro de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CACTUS), tem 15 anos de existência, entidade do terceiro setor sem fins econômicos, situada no município de Santa Quitéria, no estado do Ceará. Possui 15 sócios e sempre teve sua base nos agricultores familiares e é ligado diretamente aos movimentos sociais e sindicais.

De acordo com Adalberto Batista, são desenvolvidas ações nas esferas estadual e federal. “Ao longo de nossa luta desenvolvemos ações nas esferas estadual e federal. Contratos de convivência com o semiárido (construções de cisternas), assessoria técnica (ATER). Desenvolvemos até hoje 03 projetos sociais, o Natal solidário, a escolinha para crianças de áreas vulneráveis da cidade e o Projeto esporte e educação, todos em nosso município sede. Estamos desenvolvendo na Região Cariri Oeste em 10 municípios o projeto Paulo Freire beneficiando 2.640 famílias contrato com Governo do Estado e o FIDA” explicou.

O CACTUS atua com uma equipe multidisciplinar e interdisciplinar, levando em consideração a questão de gênero e trabalha em parceria com outras instituições que tenham ligação com o objetivo geral da instituição, que é o desenvolvimento rural sustentável e solidário, visando novas lideranças e agentes críticos das comunidades rurais.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS