Connect with us

GERAL

Projeto de Pedagogia da UFPI é um dos 3 ganhadores de prêmio nacional

Publicado

em

O Projeto “Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita”, desenvolvido pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebeu o Prêmio Prof. Rubens Murillo Marques, criado pela Fundação Carlos Chagas com a intenção de valorizar experiências educativas oriundas de projetos desenvolvidos por docentes junto com estudantes de licenciatura em formação de professores para educação básica.

O prêmio é voltado diretamente para os professores formadores que tiveram uma iniciativa de desenvolver experiências educacionais voltadas à formação dos estudantes de licenciaturas e que tenham o projeto visando atender necessidades, no caso em particular da educação básica e da alfabetização de crianças. Assim, a Profa. Dra. Hilda Mara Lopes Araújo, Tutora do PET Pedagogia e Coordenadora do Projeto foi premiada pelo projeto.

A avaliação para a premiação considerou os procedimentos didáticos que o projeto utilizou visando a aprendizagem dos futuros professores da educação básica, além de considerar a potencialidade multiplicativa da experiência, ou seja, a possibilidade da experiência ser levada para outras instituições, espaços e contextos.

Foram 91 trabalhos inscritos de várias universidades do país. Desses, 10 projetos foram escolhidos como finalistas e em seguida houve a escolha dos 3 melhores trabalhos, mediante entrevista com o comitê científico, resultando na premiação do projeto “Tempo de alfabetizar contextos: contribuições para aprendizagem da leitura e da escrita”, desenvolvido em 2018 e 2019 pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Licenciatura em Pedagogia.

O prêmio é uma conquista do PET Pedagogia compartilhado com o apoio do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), do Departamento de Fundamentos da Educação (DEFE), do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Centro de Ciências da Educação (CCE), da Coordenação do Curso de Pedagogia, Professores e estudantes de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí e ainda das escolas públicas que acolheram o projeto para ser desenvolvido.

Publicidade

O projeto “Tempo de alfabetizar com textos: contribuições para a aprendizagem da leitura e da escrita”

A iniciativa de desenvolver o projeto para concorrer ao prêmio foi da Profa. Dra. Hilda Mara, como tutora do PET Pedagogia e Coordenadora do projeto “Tempo de alfabetizar contextos: contribuição para a aprendizagem da leitura e da escrita”. “Nós recebemos o e-mail da fundação Carlos chagas, eu li o edital e logo vi que os critérios estabelecidos contemplavam esse projeto que nós desenvolvemos no ano de 2018 e 2019 e de pronto entramos em contato com as professoras que nos acompanharam de perto nesse projeto”, relata.

As professoras Maria Lemos da Costa, do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE), e Francisca das Chagas Nascimento, que atuava na Escola Santa Teresa, se reuniam com a Professora Hilda Mara para planejar e pensar toda a condução do projeto, os direcionamentos, os objetivos e fazerem todo um trabalho próximo com os petianos para orientar, diminuir as dificuldades e agregar valor à formação deles para que eles desenvolvessem as atividades junto às crianças melhor preparados e conscientes do papel de futuro formador de crianças.

O olhar para crianças que se encontravam além da vulnerabilidade educacional, também social e cultural, que ainda não tinham se apropriado da leitura e da escrita, instigou os professores a desenvolverem os projetos na Escola Santa Teresa e na Escola Nossa Senhora do Amparo. As diretoras das escolas, Marta, da Escola Nossa Senhora do Amparo e Francisca Nascimento da Escola Santa Teresa, acolheram os petinos e possibilitaram o desenvolvimento do projeto e durante o processo possibilitaram a eles experiências únicas relacionadas a formação de futuros professores.

A experiência dos participantes do projeto ainda rompe a barreira da formação profissional, tornando-se também uma experiencia pessoal. “Saímos da zona urbana, nos direcionamos para a zona rural e nos deparamos com situações de crianças em precariedade, em particular de leitura e de escrita, considerando que já tinham a idade para que tal fato já tivesse se consolidado”, destaca a Profa. Dra. Hilda Mara. A relação professor-aluno foi outro aprendizado que os petianos destacam, a necessidade de compreender o contexto social, cultural e educacional dessas crianças para planejar.

Publicidade

O PET conta com 12 estudantes do curso de Pedagogia que são bolsistas e também bolsistas voluntários. Vários petianos participaram do projeto premiado, alguns continuam no programa e outros são egressos que foram beneficiados com a experiências desenvolvidas nessas escolas em torno do projeto desenvolvido.


Fonte: UFPI
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS