Connect with us

GERAL

Quem é e o que propõe novo reitor da UFPI escolhido por Bolsonaro; entenda divergência com DCE

Publicado

em

O matemático Gildásio Guedes Fernandes é o novo reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A nomeação feita pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (Sem partido) foi oficializada no Diário Oficial da União na quinta-feira (19/11). O professor tomou posse do cargo na sexta-feira (20) sob questionamentos do Diretório Central do Estudantes (DCE-UFPI).

Grupos de alunos questionam o fato da chapa da tríplice mais votada pela comunidade acadêmica foi a dos professores André Macêdo e Carlos Sait, da Chapa 04 (Fortalecer, Conectar e Inovar ), que venceram a consulta à comunidade acadêmica para a reitoria da Ufpi para a gestão 2020/2024 com 45,03% dos votos. Para o DCE a nomeação escolhida por Bolsonaro não seria democrática. “Nós não aceitaremos um reitor que de fato não foi eleito, não aceitaremos um golpe na nossa”, escreveu a entidade em nota.

Na consulta geral, novo reitor, Gildásio Guedes e o vice, o professor Viriato Campelo, receberam 4.499 votos de alunos, 219 votos de professores e 269 votos de servidores técnico-administrativos. No Conselho Universitário, o novo reitor recebeu 11 votos, figurando em segundo lugar na lista enviada para nomeação.

QUEM É E O QUE PROPÕE GILDÁSIO GUEDES

Professor Titular da UFPI, Gildásio Guedes, foi diretor Centro de Educação Aberta e a Distância, Diretor do Centro de Ciências da Natureza, chefe do Departamento de Informática e Estatística, chefe do Departamento de Matemática, Diretor do Núcleo de Tecnologia de Informação (atual Superintendência de Tenologia da Informação). O docente possui doutorado em Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais, pela Universidade Federal do Ceará. Possui graduação em Matemática e em Educação Física e Mestrado em Matemática Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

O novo reitor assume o compromisso de pôr em prática sua carta-proposta apresentada à comunidade, que teve como destaque:

Publicidade
  • Integrar cada vez mais a UFPI à sociedade organizada do Piauí, visando ao desenvolvimento integral dos piauienses;
  • Promover celeridade no ritmo das construções das obras;
  • Criar plataforma de divulgação de patentes, pesquisas, projetos e empresas nascidas na UFPI para estimular a transferência de conhecimento, o desenvolvimento de projetos, processos e produtos institucionais;
  • Melhorar todos os indicadores de qualidade de curso em 4 (quatro) anos: IGC 3 e 4 para 5 e ENADE 3 e 4 para 5;
  • Estimular a formação de núcleos interdisciplinares e instituir política de contrapartida institucional para projetos em redes de pesquisas, aprovados junto a órgãos e agências de fomento; Estimular a formação de núcleos interdisciplinares e instituir política de contrapartida institucional para projetos em redes de pesquisas, aprovados junto a órgãos e agências de fomento;
  • Manter articulação permanente com o Colégio de Pró-Reitores de Extensão das IFES e com os Fóruns de Pró-Reitores de Extensão, com vistas à proposição de políticas e o desenvolvimento de ações comuns voltadas para o fortalecimento da extensão universitária, a transformação social e o exercício da cidadania;
  • Avançar nas ações que fortaleçam o complexo comunicacional da UFPI.

SAIBA QUEM É O NOVO VICE-REITOR

Viriato Campelo possui graduação em Medicina (UFPI), Mestrado em Clínica Médica (UNICAMP) e Doutorado em Medicina (Ciências Médicas) pela USP na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto e estágio Pós-doutoral em Epidemiologia pela Faculdade Saúde Pública/USP. Atua em pesquisas na área de saúde pública e epidemiologia das doenças infecciosas e não infecciosas. Atualmente é professor titular e Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFPI.

Médico Viriato Campelo (Foto: Divulgação)

ELEIÇÕES EM MEIO PANDEMIA

A eleição, primeira da história realizada totalmente online em virtude da pandemia de Covid-19, surpreendeu com seus mais de 14 mil votos distribuídos entre as 05 chapas concorrentes. O processo eleitoral chegou a ser suspenso, após decisão da  5ª Vara Federal Cível da Justiça Federal. O juiz Brunno Christiano Carvalho, acatou um pedido da candidata, Sandra Ramos (Chapa RenovaUFPI). Grupo questionava a segurança do sistema de votação eletrônico no processo que aconteceu em agosto.

Os novos dirigentes foram escolhidos através de duas etapas. Primeiro, foi organizada uma consulta geral à comunidade universitária no dia 12 de agosto de 2020. Num segundo momento, o Conselho Universitário se reuniu em sessão especial para nova votação, a partir do qual se formou a lista tríplice enviada ao Ministério da Educação.

 

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS