Connect with us

GERAL

Regras para o pagamento do IPVA no Piauí não mudam para este ano

Publicado

em

As regras e vantagens para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) não mudaram para 2015. Permanece o desconto de 15% para o pagamento à vista, assim como a possiblidade de parcelar o imposto em três vezes, mas não há descontos para esta modalidade. Os valores são calculados de acordo com a tabela Fipe.

Conforme o calendário elaborado pela Unidade de Administração Tributária (Unatri), da Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz), os números finais das placas determinam as datas para quitar a primeira cota ou cota única do tributo. Os vencimentos se dão de acordo com número final da placa do veículo. Finais de placa 1 têm vencimento a partir de janeiro, final 2 em fevereiro, final 3 em maço, e assim sucessivamente (ver tabela abaixo).

Tabela do IPVA divulgada pela Sefaz (Foto: Sefaz/Divulgação)
Tabela do IPVA divulgada pela Sefaz (Foto: Sefaz/Divulgação)

Para consultar o IPVA Piauí 2015 basta acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e informar o Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM e placa o veículo. A tabela completa com o valor venal dos veículos pode ser acessada através do Siatweb (Sistema de autoatendimento), na opção IPVA, disponíveis na página da Sefaz.

Como é calculado o seu IPVA?
Carros novos utilizam uma alíquota de 2% do valor presente na Nota Fiscal. Já para realizar o cálculo do imposto para os usados, são utilizadas as alíquotas seguintes: 2% sobre o valor médio total disponível na Tabela FIPE para motocicletas e ciclomotores; 1% sobre o valor médio total constante na Tabela FIPE para ônibus e caminhões e 2,5% sobre o valor médio total para outros veículos.

O contribuinte pode optar por pagar o valor total do IPVA em uma única parcela ou em três cotas. Entretanto, se o objetivo é obter desconto, o melhor é optar pelo pagamento em uma única parcela.

 

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS