Connect with us

GERAL

Reunião discute suporte técnico e legalidade das casas de farinha em Marcolândia

Publicado

em

Produtores de mandioca na cidade de Marcolândia se reuniram nesta segunda-feira (14) na Câmara de Vereadores para debater a regularidade das casas de farinha no município. Na ocasião estiveram presentes também, o vereador Clenilton Costa e o vice-prefeito Valmir de Juracy.

Francisco Claro proprietário de casa de farinha, destaca que na reunião foi debatido novas ideias de como proceder no desenvolvimento de ações voltadas para melhorias nas fábricas e a expectativa é que os demais proprietários adiram ao sistema legal para que possa ter continuidade o beneficiamento da mandiocultura.

Assessora técnica municipal, Fabiana Dias, ressalta que a reunião teve intuito discutir o suporte técnico viabilizado pela Prefeitura de Marcolândia em prol dos produtores e empresários da mandiocultura que enfrentam dificuldades devido ao processo de legalização.

“O poder público vem buscando esse diálogo junto com o Sebrae, Ministério Público para orientar e viabilizar o fomento do setor e buscar a regularização para que o município se fortaleça ainda mais na produção da mandioca e derivados”, disse.

Uma das questões levantadas durante as reuniões que já aconteceram é o fechamento das fábricas devido a não obediência das condições necessárias.

Marcolândia tem a mandiocultura como uma das principais atividades econômicas.

Em junho do ano passado, agricultores e proprietários de casas de farinha em Marcolândia, participaram de uma reunião da Câmara Setorial da Mandiocultura, com o coordenador estadual das câmaras setoriais, Sérgio Vilela. Na reunião foram tratadas questões como superação do trabalho infantil, segurança do trabalho quanto ao uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), e também a formalização das fábricas de farinha no tocante ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso foi iniciado um programa de apoio à organização e formalização da cadeia produtiva da mandioca.


 CONTEÚDO RELACIONADO

Programa para apoio e formalização de Casas de Farinha é implantado em Marcolândia

Publicidade

Até 2019, no território de Marcolândia existia cerca de 22 casas de beneficiamento da farinha que é extraída da mandioca.

Fotos por Francisco Carvalho – Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS