Connect with us

GERAL

Santa Missa e Novena abrem o 41º festejo de Santo Antônio em Vila Nova e homenageia a professora Francisca Leal; fotos

Publicado

em

A cidade de Vila Nova do Piauí iniciou neste sábado (04), o 41º festejo de Santo Antônio, padroeiro da “Cidade Poesia” como é conhecida. Neste ano é celebrado sob a reflexão do tema “Santo Antônio: discípulo do amor e da verdade”.

Pela manhã às 05h30min, foi realizada a Alvorada Festiva que marca a anunciação do festejo. À tarde foi rezado o Santo Terço, às 15h. Os fiéis e devotos de Santo Antônio, em Vila Nova, celebraram a primeira Santa Missa e Novena sob a presidência do Bispo Dom Plínio José, concelebrada pelo padre Francisco Ramires.

A cerimônia campal iniciou às 19h, e teve como noitários as Secretarias de Educação e Cultura, e o Sindicato dos Servidores Municipais em Educação. A comunidade Nossa Senhora de Lourdes, da cidade de São Julião, foi a convidada da primeira noite do festejo.

A primeira noite do festejo de Santo Antônio foi marcada por homenagens à professora Francisca Josefa Leal, que faleceu em fevereiro aos 48 anos.

Dom Plínio José participou pela primeira vez da abertura do festejo em Vila Nova do Piauí.

“Foi a primeira vez que participei da abertura e percebi que cresceu muito no povo de Vila Nova nessa consciência de uma festa cristã marcada pela espiritualidade e isso é muito bom. Percebi a participação dos jovens preparando os arranjos com uma pá mecânica levantando para colocar as bandeirinhas de São João, a organização das cadeiras todas marcadas, e, principalmente a participação dos leigos e leigas. Que as pessoas continuem cada vez mais envolvidas na participação da igreja como família, certo de que isso dá mais qualidade à experiência de uma comunidade cristã”, destacou o bispo.

Dom Plínio participou de 18 edições das festividades de Santo Antônio, em dias diferentes da abertura. Ele lembra que a primeira vez de sua participação foi durante a procissão ao chegar da cidade de Padre Marcos.

Publicidade

O padre Francisco Ramires concelebrante da cerimônia é pároco da Paróquia Imaculada Conceição, situada em São Julião. A paróquia abrange a Área Pastoral de Santo Antônio em Vila Nova.

“Com alegria nós começamos a festa de Santo Antônio padroeiro de Vila Nova. É uma festa que está no coração de nosso povo. Abrindo essa festa vimos tantos leigos e muitas pessoas jovens, casais, famílias que se dedicam à missão evangelizadora na nossa igreja. Queremos agradecer e convidar. Venha fazer parte. Doe seu tempo e seu trabalho. Venha se inserir nessa rica comunidade que é a igreja. Ficamos felizes com as presenças de tantas comunidades para refletirmos a vida de Santo Antônio que foi um pregador que viveu com profundidade o santo evangelho. Temos nesse ano a temática: discípulo do amor e da verdade. Na escola de Cristo ele aprendeu a amar mas também ensinou tantas gerações e pessoas a amarem”, revelou o padre Ramires.

Maria Cândida, presidente do Sindicato dos Servidores em Educação de Vila Nova, representante dos noitários da primeira santa missa falou durante o ato religioso e citou a memória da professora Francisca Leal que foi a primeira presidente da entidade fundada no dia 09 de fevereiro de 2003..

“O ano passado ela estava celebrando. Por isso a gente pede um minuto de silêncio por uma pessoa que tanto contribuiu para esse município como uma mãe maravilhosa e uma líder comunitária, professora e como presidente do sindicato que fazia parte dos movimentos sociais”, falou destacando os ensinamentos de Santo Antônio.

Francisca Leal era considerada uma pessoa de fé participante das atividades da igreja.

A professora Goretti de Deus prestou uma homenagem à sindicalista Francisca Leal e citou a presença de Dona Zefinha – mãe de Francisca -, Everaldo (esposo) e Raquel (filha da saudosa).

Goretti mostrou o banner com a imagem de Francisca e disse que foi uma homenagem feita pelo sindicato.

Publicidade
Devotos de Santo Antônio entram com bandeiras e o banner com fotos da professora Francisca Leal

“Lembro que a gente ingressou juntas no concurso e foram anos e anos e não deu tempo ela completar 25 anos de carreira. A professora Francisca Josefa Leal nasceu no dia 17 de outubro de 1976, na zona rural de Vila Nova do Piauí”, disse Goretti mencionando a filiação da saudosa, bem como o local onde residiu, sua graduação e pós graduação acadêmica.

Professora Goretti de Deus prestou homenagem à memória da sindicalista e professora Francisca Leal

Durante pronunciamento professora Goretti falou da época em que Francisca casou e do dia em que sua primeira e única filha nasceu. “Uma mãe exemplar, líder comunitária da comunidade Cacimbas sempre militante nas causas sociais e religiosas. Sempre exerceu com muita dedicação sua função social para melhorar o espaço em que vivia […]” destacou mencionando a época que Francisca Leal ingressou como professora efetiva da rede municipal de Educação de Vila Nova do Piauí.

A primeira cerimônia do 41º festejo foi prestigiada também pela primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Caroline representando o prefeito Edilson Brito, bem como a secretária de Educação, professora Antônia Maria; o secretário de Meio Ambiente, Adelino Oliveira; além de professores, diretores de escolas, sindicalistas, gestores, assistentes sociais, e a comunidade em geral.

A segunda noite foi celebrada neste domingo (05) sob a Liturgia de Pentecostes com os noitários Pastoral Catequética (Catequese Infantil e adultos), Pastoral da Criança, Coroinhas.

O 41º festejo prossegue até o dia 13 de maio. Na data será celebrada a Missa Solene de Santo Antônio.

Veja mais fotos da 1ª noite

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS