Connect with us

GERAL

Saúde de Picos inicia ações de prevenção à gravidez na adolescência

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos iniciou, na manhã desta quarta-feira (05), no povoado Capitão de Campos, zona rural do município, a Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência, que acontecerá durante todo o mês nas 36 Unidades Básicas de Saúde da cidade.

O coordenador de Saúde da Criança e Adolescente, Bruno Santos, declarou que o objetivo principal é levar os adolescentes às UBS e mostrar que o local não é de apenas atendimento médico de urgência, mas de repasses de informação, de prevenção.

Bruno Santos, coordenador de saúde da Criança e do Adolescente

“Demos início às ações do mês de fevereiro com a prevenção da gravidez na adolescência. Diferente do ano passado, este ano realizaremos nas 36 UBS’s do município, ações que ficarão a cargo da Estratégia de Saúde da Família. A gente tem o intuito de trazer esses adolescentes até a unidade básica de saúde para que eles conheçam que ela serve não apenas para atendê-los numa necessidade médica, mas no auxílio à prevenção com informações através de nossos profissionais”, explicou.

Ele considerou como positiva a primeira ação realizada nesta quarta. “Esse foi nosso primeiro ato com a participação de adolescentes este ano e tivemos uma ótima expectativa. Esse primeiro contato foi muito proveitoso. Elas participaram muito, pois não foi nada formal, foi algo leve, bom”.

Esteve presente no local, ministrando uma palestra sobre as transformações físicas e sociais que a gravidez na adolescência traz, a assistente social do Hospital Regional Justino Luz de Picos, Mayara Francelino. Ela ressaltou a importância de levar a pauta até os adolescentes, visto a incidência de casos na região.

Publicidade

Mayara Francelino, assistente social do HRJL

“Esse é um projeto de relevância muito grande aqui para nosso município, visto que é um polo de saúde que atende toda a macrorregião e temos, sim, a incidência de muitos casos de gravidez na adolescência. Trazer a prevenção para o posto de saúde e as adolescentes para o local em que essa prevenção pode acontecer, é de extrema importância, visto que são adolescentes que, muitas vezes, não procuram o serviço no caráter preventivo, mas quando algo já tem acontecido”, destacou.

Uma das adolescentes participantes foi a estudante Maria Kailly, de 17 anos. Ela afirmou que obter conhecimento sobre o assunto é de extrema importância, pois pode evitar transtornos futuros.

Maria Kailly

“Achei uma palestra interessante e ela é bem necessária, pois nem todo mundo tem a orientação correta, nem o conhecimento sobre o assunto. Então é sempre bom aumentarmos nosso conhecimento sobre os mais diversos tipos de assuntos, incluindo esse, que é a gravidez na adolescência. Agora, quando uma amiga perguntar algo, a gente vai saber como responder, o que é positivo. Aprendemos aqui e agora vamos repassar”, afirmou.

Em 2018 foram registrados 191 casos de gravidez na adolescência apenas em Picos. Em 2019 houve uma diminuição para 170 casos.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS