Connect with us

GERAL

Seduc oferta 46 cursos profissionalizantes no interior do Piauí

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em parceria com a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e com o Sistema S, está com matrículas abertas para cursos profissionalizantes em várias áreas. Os cursos serão realizados por meio do programa federal Pronatec FIC (Formação Inicial Continuada), via Ministério da Educação.  A demanda para a realização dos cursos foi identificada pela Coordenadoria da Juventude do Estado (Cojuv) e repassada para a Seduc.

Deolindo Moura, coordenador da Juventude no Piauí, explica que serão ofertados um total de 46 cursos, na capital e interior, com turmas de 20 a 30 alunos. Os cursos são em áreas como Assistente Administrativo, Confeiteiro, Cabeleireiro, Libras, Inglês Básico e outros. “É uma formação inicial, com cursos de rápida absorção no mercado de trabalho”, garantiu o coordenador.

Segundo o coordenador, as prefeituras também são responsáveis por analisar as demandas por cursos profissionalizantes dentro dos municípios. “Algumas prefeituras compartilham essa demanda com a Cojuv, por meio das Casas da Juventude, e a Cojuv repassa para a Seduc”, explicou Deolindo, acrescentando que as turmas devem iniciar suas atividades nos dias 27 de novembro e 9 e 15 de dezembro, nas escolas onde o aluno se matriculou.

Os interessados devem ter, no mínimo, 16 anos e estar cursando ou já ter concluído o Ensino Fundamental e Médio. As matrículas estão sendo realizadas nas escolas Dilson Fernandes, no bairro São Joaquim; Domício Magalhães e Ceti Solange Viana, no Promorar, e Ceti Governador Freitas Neto, no Satélite. “Além destes lugares, o aluno pode se dirigir às Casas da Juventude de Paulistana e Cajazeiras; à Casa de Compadre, em Pero II, e à Casa Brasil, em Parnaíba”, informa Deolindo Moura.

No ato da matrícula, o aluno deverá entregar cópias do RG, CPF, Comprovante de Residência, certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Fundamental ou Declaração que está cursando e ter uma conta na Caixa Econômica Federal. “A pessoa que participa dos cursos recebe um auxilio financeiro de R$ 180”, declarou Moura.

Publicidade

Governo do Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS