Connect with us

GERAL

Semana de Prevenção a Gravidez na Adolescência em Marcolândia culmina com palestra e blitz educativa

Publicado

em

Na noite da última quinta-feira (25), a palestra ministrada pela psicóloga Eribetâna Carvalho, na Câmara de Vereadores de Marcolândia, marcou a culminância da Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência.

A semana de atividades voltadas para a importância da conscientização sobre os cuidados e formas de prevenção [contra gravidez] teve início na última segunda-feira (21) e foi realizada pela Prefeitura de Marcolândia através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com as Secretarias de Assistência Social e Educação

O encerramento teve como público-alvo as mulheres do grupo da Procuradoria da Mulher. Durante a palestra a psicóloga falou sobre a adolescência e as transformações que ocorrem durante esta fase. Sexualidade, família, sociedade e suas influências na vida das crianças e adolescentes também foram temas debatidos, mas o foco foi a prevenção à gravidez na adolescência.

“Eu trouxe formas de como falar com seus filhos sobre sexualidade, sexo e prevenção da gravidez. Há um mito que falar de sexo com adolescentes é estimular eles a fazerem e isso não é verdade. Quando a gente fala com pais e mães quebramos tabus e assim informações e orientações são repassadas”, explica Eribetânia Carvalho.

Durante a palestra, as mulheres presentes puderam tirar dúvidas e compartilhar suas experiências umas com as outras e assim receberem orientações mais diretas da psicóloga. Para Eribetânia o momento de diálogo foi importante e trará resultados positivos.

Psicóloga Eribetânia e participante da palestra

“A palestra foi importantíssima e elas demostraram interesse por mais momentos assim. Os resultados serão a longo prazo e eu espero que cada pessoa que ali esteve presente possa levar algo, como a importância da formação de vínculo desde cedo com seus filhos, a importância do diálogo, acolhimento, escuta. E que isso é necessário para construir confiança para que eles (os filhos) possam se sentir à vontade para falar sobre tudo, inclusive sexualidade com seus pais”.

Os vereadores Erivan de Aprígio, Simone Viana e Lanja Nobre estiveram presentes na palestra.

Publicidade

Ainda na quinta, pela manhã, aconteceu a Blitz Educativa. A ação chamou atenção para importância de adotar cuidados e prevenção para evitar gravidez. Na oportunidade foram distribuídos panfletos, preservativos, além de diálogo direto com a população. Também foi utilizado carros de som nas ruas do bairro novo Milênio.

O Conselho Tutelar participou da caminhada a convite do nutricionista Severiano Gomes que é coordenador do Núcleo Ampliado de Saúde da Família.

Conselho Tutelar representado pelos conselheiros Bolívar, Karine e Alcione – Foto por Ascom

“Agradecemos ao nosso prefeito Corinto por todo o apoio durante toda semana com as atividades desenvolvidas e que o objetivo da semana foi alcançado”, disse agradecendo Severiano.

Severiano Gomes durante a caminha na Blitz Educativa – Foto por Ascom

Severiano destacou que desde o primeiro dia até a culminância houve participação ativa das atividades em mais de 400 pessoas.


CONTEÚDO RELACIONADO

MARCOLÂNDIA | Saúde promove a Semana Municipal de Prevenção a Gravidez na Adolescência

MARCOLÂNDIA | Pais de alunos participam de roda de conversa sobre gravidez na adolescência

Publicidade

Com o intuito de orientar e fomentar o debate sobre gravidez na adolescência, no último dia (22), alunos da Educação Para Jovens e Adultos (EJA) da Escola Valdir Tintiliano participaram de um encontro ministrado pela assistente social, Bruna Siqueira.

De acordo com o tema “Gravidez na adolescência, vamos falar sobre isso?”, foram compartilhadas experiências de vida do público-alvo ao se tornarem pais na adolescência e relataram que se tivessem esses momento de diálogo na época talvez tivesses evitado gravidez. Foi enfatizado que hoje há uma necessidade de falar sobre o assunto para os jovens.

Foto por Ascom

Durante a palestra foi tratado também e repassado ao público algumas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e sua proteção em situações de abusos, bem como dos vários tipos de violações de direitos que uma gestação na adolescência pode acarretar. Na ocasião foram esclarecidas muitas dúvidas dos presentes.

VEJA FOTOS DA CAMARA DE VEREADORES

FOTOS DA BLITZ EDUCATIVA

FOTOS DA PALESTRA COM ASSISTENTE SOCIAL

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS