Connect with us

GERAL

Seminário do projeto “Sertão Empreendedor” é realizado em Jaicós

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, SEBRAE e SENAR com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Município (SDRM), realizaram na manhã desta quarta-feira (20/05) no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), o seminário de lançamento do Projeto Sertão Empreendedor.

Participaram do seminário os secretários municipais: Dr. Crisanto Neto (Obras), João Bosco (SDRM), Francisco das Chagas “Kim”  (Asssitência Social), vereadores, Elias Pereira (PRB) e Doutor (PT); as consultoras do SEBRAE, Dra. Mercês Dias e Claudécia Leite, cerca de trinta produtores rurais do povoado Várzea Queimada e da localidade Gameleira.

Ao abrir o seminário a consultora do SEBRAE/PI, Dra. Mercês Dias explicou a finalidade do projeto “O Projeto Sertão Empreendedor que tem como objetivo promover o desenvolvimento dos empreendimentos rurais no semiárido piauiense, através da capacitação e assistência técnica, visando a inovação tecnológica, o empreendedorismo, a gestão e as boas práticas de convivência com o semiárido.”

Elas acrescentou ainda que “O programa traz um aprendizado em cima da prevenção para que produtores rurais não deixem de produzir durante a estiagem característica deste bioma.”

Para o secretário municipal de Obras e ex-prefeito de Jaicós, Dr. Crisanto Neto “Uma nova postura para encarar as adversidades e aumentar a renda no município está sendo trabalhada junto aos produtores rurais participantes do Programa Sertão Empreendedor e a Prefeitura de Jaicós é parceira neste projeto”.

Publicidade

O secretário de Desenvolvimento Rural do município, João Bosco, disse que a iniciativa é fundamental para o desenvolver o município de Jaicós “O SEBRAE o SENAR estão trazendo alternativas de convivência para o semiárido, com o apoio da Prefeitura, através da nossa secretaria. Acreditamos e apoiamos este projeto”, afirmou.

O vereador Elias Pereira destacou a parceria Prefeitura, SEBRAE e SENAR na melhoria da agricultura familiar “Na minha região a Gameleira, ainda hoje, comenta-se dos cursos que foram realizados através desta parceria. Este projeto, tenho certeza, será de grande benfeitoria para aquela comunidade. Por isso estamos aqui para conhecer melhor e apoiar esta iniciativa”.

O secretário municipal de Assistência Social que tem origem no povoado Várzea Queimada, Francisco das Chagas o “Kim” disse acreditar na iniciativa do projeto  “Acreditamos que os nossos pequenos produtores rurais vão melhorar sua produção, através do acompanhamento técnico que será oferecido e, assim, melhorar a sua qualidade de vida”, comentou.

Segundo a consultora do SEBRAE/PI, Claudécia Leite que fez a apresentação do Projeto durante o evento, um total de trinta e quatro  municípios da região semiárida do Piauí serão contemplados na primeira etapa do projeto “Em cada município, 20 produtores rurais serão atendidos pelo Sertão Empreendedor, que receberão formação profissional rural e contarão com um técnico de campo. O pilar fundamental do programa é a mudança de comportamento, porque não adianta ter a tecnologia e ter a água, se o produtor não quiser mudar. O Sertão Empreendedor foi lançado há pouco mais de um ano na Bahia e já está sendo implantando na Paraíba, no Maranhão e agora no Piauí. Aos poucos vamos avançado, mas o mais importante para nós é desenvolver o programa com firmeza e alcançar os melhores resultados”, defendeu.

No município de jaicós 20 famílias receberão assistência técnica do Projeto Sertão Empreendedor na criação de ovinos e caprinos por um período de 03 anos. Sendo 10 famílias da Gameleira (ovinocaprinocultura) e 10 famílias do povoado Várzea Queimada (apicultura).

Publicidade

 

 

Fonte: Portal Saiba Mais

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS