Connect with us

GERAL

Sindicato pede que médicos que são do grupo de risco sejam afastados no Piauí

Publicado

em

O Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) emitiu uma nota neste sábado (28), pedindo ao Governo do Estado para que afaste os médicos que compõem o grupo de risco da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, do atendimento direto aos pacientes. A Secretaria Estadual de Saúde ainda não se posicionou sobre o caso.

Em entrevista ao G1, o presidente do sindicato, Samuel Rêgo, informou que no início da epidemia, foi enviado um ofício ao Governo do Piauí e a Prefeitura de Teresina pedindo o afastamento dos profissionais da saúde que possuem mais de 60 anos de idade e que apresentam problemas cardíacos e respiratórios.

“No início dessa epidemia, enviamos um ofício para o secretário estadual de saúde informando a ele que os médicos que fazem parte do grupo de risco, que são aqueles que tem mais de 60 anos ou tem problemas pulmonares e cardíacos, eles deveriam ser afastados do atendimento direto. Porque a chance dessas pessoas contraírem o novo coronavírus, as chances de morte é muito alta. A Prefeitura afastou. Nós mandamos tanto para o governo do estado quanto da prefeitura de Teresina”, afirmou.

Em nota, o simepi também destacou a necessidade de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, de qualidade e suficiente para toda a categoria e adverte que os médicos que apresentarem sintomas compatíveis à doença, independente da gravidade, devam ser testados.

“Os médicos que estão na linha de frente não estão ainda recebendo toda a proteção necessária. Além dos equipamentos de proteção individual, deve se também realizar os testes. Porque se você detecta precocemente um médico que está infectado, é importante o afastamento dele. Vários estudos mostram que a população que mais se contamina são os que estão na linha de frente em combate ao vírus, que são os médicos e enfermeiros”, relatou Samuel Rêgo.

Publicidade

Procurado pelo G1, a assessoria de comunicação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) informou que o conselho responsável pelo combate ao novo coronavírus no Piauí irá se reunir virtualmente de caráter extraordinário sobre o assunto na tarde deste domingo (29) para ter um posicionamento sobre o caso.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS