Connect with us

GERAL

Social de Vera Mendes promove intercâmbio entre grupos de idosos

Publicado

em

A Prefeitura  de Vera Mendes, por meio da Secretaria de Assistência Social em parceria com a Secretaria de  Saúde promoveu  na sexta-feira, 13, um  intercâmbio entre os idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo – SCFV dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS de Vera Mendes  e Itainópolis.

Inicialmente,  os idosos do  grupo ‘Feliz idade’, de Vera Mendes e ‘Grupo da alegria’, de Itainópolis,  foram recepcionados,  pelas secretárias de Assistência Social e Saúde, Andreia Sampaio e Gardênia Oliveira, respectivamente.

Em seguida o enfermeiro, Lucas da Mata, ministrou uma palestra dinâmica e  socioeducativa sobre a prevenção de quedas, quando abordou sobre o  tema “Cair, só fruta madura”.

Após o café da manhã, os idosos seguiram para quadra poliesportiva, onde  participaram de atividades de lazer e entretenimento, por meio de dança e capoterapia com o professor Jairo Costa, que foi também o facilitador do encontro.

Durante o  momento de acolhimento e integração os grupos da terceira idade dos dois municípios, também,   dançaram  muito forró, animado pelo  sanfoneiro Dedé de Marina.

Publicidade

Segundo o prefeito  de Vera Mendes, Milton Oliveira,  o objetivo é proporcionar lazer, diversão e interação aos integrantes dos grupos da terceira idade. ” Atividades de  lazer, como essa, fortalece vínculos e  incentivar a socialização e a convivência comunitária, além de contribuir para um processo de envelhecimento ativo, saudável e autônomo, prevenindo situações de risco social”, disse.

De acordo, com a  secretária de Assistência Social, Andreia Sampaio,   as ações realizadas com o  grupo de idosos do SCFV,  é  pautada na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. “É uma forma de intervenção social que cria situações desafiadoras, estimula e orienta  para a construção e troca de suas histórias,  vivências coletivas e familiares”, explicou.

A secretária de Saúde,  Gardênia Oliveira,  reforçou que a  promoção de  atividades psicomotoras e de lazer,  contribuem   para a integração e a troca de experiências entre os idosos, valorizando o sentido de vida coletiva.

Ao término do evento,  a orientadora Social do município de  Itainópolis que acompanhava o grupo,  agradeceu a acolhida da cidade de Vera Mendes e de seu gestores.

Também participaram das atividades, a psicóloga Alla Nani, a assistente Social do Nasf,  Valdênia Marreiros, e demais colaboradores do Cras e da Assistência Social  e as agentes de saúde Bernadete e Jusceir.

Publicidade

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS