Connect with us

GERAL

Tribunal de Justiça abre canal virtual para atender mulheres vítimas de violência doméstica em Picos

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Piauí abriu um canal remoto para mulheres realizarem denúncias ou tirarem dúvidas quanto à violência doméstica. A ação foi necessária visto o momento de pandemia em que é preciso praticar o isolamento social e, portanto, os atendimentos presenciais foram extintos temporariamente.

Desde 2019 que um número institucional foi normatizado para funcionar como WhatsApp para a resolução de algumas demandas do TJPI nos polos da instituição que ficam em Teresina, Parnaíba e Picos.

Segundo o assistente social José Nascimento, que atua no Núcleo Multidisciplinar Lei Maria da Penha do Fórum de Picos, o atendimento a mulheres vítimas de violência não poderiam ser interrompidos, assim como aos denunciantes.

“O Judiciário piauiense, diante desse quadro de pandemia, tem mantido o atendimento às mulheres que são vítimas de violência doméstica familiar. Diante dessa situação, as medidas que o Judiciário tomou para fazer o atendimento a essas mulheres foi a disponibilização de contatos. Atualmente, nosso atendimento tem sido dessa forma. O número é disponibilizado e as mulheres, ou qualquer outra pessoa, pode entrar em contato para denunciar ou prestar informações”, disse o assistente social.

José Nascimento reafirmou o cuidado e compromisso que o TJPI tem tido em relação ao crime de violência doméstica.

Publicidade

“Esse número serve pra gente receber demandas, assim como para as mulheres saberem como ou onde denunciar, para sabermos se as medidas estão sendo cumpridas e como tem sido. A gente identificou que, pelas medidas abertas de janeiro até agora, a maioria das mulheres possuem WhatsApp, por isso vimos nisso uma ferramenta. O TJPI tem tido esse cuidado para que essas mulheres sejam amparadas no respeito às orientações e essas informações”, declarou.

O número do WhatsApp para denúncias ou acompanhamento é o (89) 34154220. O atendimento virtual permanecerá somente enquanto os atendimentos presenciais não retornarem.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS