Connect with us

GERAL

VILA NOVA | CMDCA promove capacitação para candidatos ao Conselho Tutelar e divulga data e local de provas

Publicado

em

 

Com o objetivo de capacitar os candidatos que se inscreveram para o processo de Eleições Unificadas para o Conselho Tutelar quanto ao funcionamento e desempenho de suas atribuições, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Prefeitura de Vila Nova do Piauí, através da Secretaria de Assistência Social, realizou nesta sexta-feira (05), uma Capacitação para os  candidatos aptos a concorrerem ao cargo de Conselheiro Tutelar no município.

A Capacitação aconteceu no auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e foi ministrada pela assistente social, Cleide Leal e pelo presidente do CMDCA, Jhonatas Luz.

O professor Jhonatas Luz, falou sobre os objetivos da Capacitação. “Durante o horário em que ocorreu a Capacitação os candidatos foram convidados a refletir sobre os objetivos da função; habilidades de atuação; postura profissional; compromisso e responsabilidade, as competências da rede (Educação, Saúde, Serviço Social e Segurança); atualização do Estatuto da Criança e do Adolescente; processo unificado e formação continuada.

A Assistente Social, Cleide Leal, avaliou a Capacitação. “A capacitação para os candidatos inscritos para o cargo de conselheiro é item obrigatório e vejo a Capacitação como de grande aprendizado para os participantes”, ressaltou.

Publicidade

Para a candidata ao cargo de conselheira tutelar Francinete Sousa, a capacitação possibilita melhorar a qualidade do atendimento para a proteção e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “Foi uma Capacitação muito proveitosa. Vamos agora rumo a Prova Especifica”, disse.

Além dos candidatos ao conselho, estiveram presentes também integrantes do CMDCA, o prefeito Edilson Edmundo de Brito, a secretaria de Assistência Social e primeira dama Ana Carolina e a vice – presidente do CMDCA, Jenicleide Alaíde.

Em sua fala na abertura da Capacitação, o prefeito destacou que a gestão vai dar toda atenção e oferecer subsídios para o processo de eleições. “O Conselho Tutelar é um órgão que é muito delicado para trabalhar. Por isto a importância de realizar capacitações como estas. Tanto para ajudar na Prova, quanto para ajudar na formação de cada candidato”, disse.

Já a secretária de Assistência Social e primeira – dama Ana Carolina, lembrou dom importante papel dos conselheiros tutelares para cidade poesia. “É um momento importante de escolhas para os novos conselheiros tutelares. Parabéns aos guerreiros que tiveram a coragem de enfrentar o desafio de serem conselheiros tutelares. O órgão é extremamente relevante para cuidar das nossas crianças e adolescentes”, disse a mesma desejando sorte a todos.

_Das Provas:

Publicidade

Na ocasião, o presidente do CMDCA, Jhonatas Luz, divulgou ainda que a realização da Prova de Conhecimento Específico para os candidatos ao Conselho Tutelar Quadriênio 2020-2023, conforme prevista no item 12, do Edital Nº 01/2019 que regimenta o Processo de Eleições Unificadas para o Conselho Tutelar será realizada no dia 07 de Julho de 2019, às 9h da manhã, na sala de reuniões do CRAS – Centro de Referência da Assistência Social.

“O candidato deve chegar com antecedência ao local de prova, antes do horário inicial, pois o candidato que chegar após o horário de início não poderá fazer a prova. A Prova Objetiva de Conhecimento Específico terá a duração de três horas (3h), das 9h às 12h. A Prova Objetiva abrangerá temas de relevância da infância e juventude e sobre o que dispõe a Lei 8069/90, ECA”, destaca parte do comunicado divulgado pelo órgão.

   

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS