Connect with us

GERAL

VILA NOVA | Educação promove palestra, oficina e reinicia atividades do 2º semestre letivo. Fotos!

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, na gestão “Trabalho e Compromisso”, que tem à frente o prefeito Edilson Edmundo de Brito, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esportes deu inicio as atividades pedagógicas do 2º semestre letivo do ano de 2019 nesta segunda-feira (29). A abertura das atividades aconteceu às 19h no Ponto de Cultura Cidade Poesia.


CONTEÚDO RELACIONADO:

Em Vila Nova, merendeiras da rede municipal recebem formação e equipamentos de proteção individual

VILA NOVA│Corpo de Bombeiros realizará palestra sobre prevenção e combate à incêndios florestais

Com o intuito de aprimorar ainda mais os conhecimentos dos seus profissionais, a Secretaria de Educação e Esportes planejou atividades pedagógicas durante toda a semana. Às atividades teve inicio com um ciclo de palestras, denominado de Legado Africano no Piauí, com o tema “Histórias e Memórias de Mulheres Negras na Diáspora Africana” e num segundo momento teve uma oficina de Educação para Relações Étnico-Raciais.

Publicidade

A secretária de Educação e Esportes Antônia Maria, que assumiu a pasta á poucos meses substituindo Edinete Brito, continua dando continuidade ao trabalho que a ex-secretária vinha desempenhando no município.

Em entrevista ao Cidades Na Net a secretária de Educação e Esportes, Antônia Maria, falou sobre a noite de abertura da semana pedagógica. “Os nossos professores necessitam de um aprofundamento sobre a cultura africana para trabalhar em sala de aula com seus alunos e creio que a noite de hoje foi bem interessante e produtiva para todos. No planejamento que teremos vamos ver os pontos negativos e os positivos que tivemos no primeiro semestre, para gente se reorganizar e dar o nosso melhor para que as nossas ações venha se concretizar”, relata.

A secretária ainda falou sobre a demanda de alunos que ainda é pequena, mais que a cada semestre as escolas vêm ganhando novos alunos e destacou que logo em breve o povoado São João será beneficiado com uma creche. “A gente está com o projeto de uma creche que será no povoado São João Batista, conseguimos uma demanda de 100 alunos e se Deus quiser em breve nós vamos ter uma creche padrão MEC em São João. O município tem escolas boas, mais a gente sonha em ter muito mais escolas com uma educação de qualidade para nossos alunos”, declara.

Para falar sobre o tema Histórias e Memórias de Mulheres Negras na Diáspora Africana e a Educação para Relações Étnico-Raciais, foi convidada a professora Anajara Nogueira que é Coordenadora do grupo Cultural Adimó, do Corpo de dança da UESPI, e Professora do Ensino infantil e fundamental no município de Picos.

Ela falou sobre o legado africano, o protagonismo feminino e a iniciativa da Secretária de Educação trabalhar esse tema. “Eu acho um momento muito ímpar, primeiro por que a gente fala na educação por completa e segundo pela educação em Vila Nova, porque trazer essa proposta faz com que você coloque em discussão a questão do protagonismo feminino. Eu enquanto negra vejo que temos que fazer outras mulheres negras entenderem a questão do seu papel na sociedade desde pequenas. Por isso acho importante trabalhar a questão da mulher negra nas escolas. Eu tive que aprender sozinha, e se a gente conseguir trabalhar isso na escola, elas vão crescer com esse protagonismo, crescer sabendo que elas são mulheres fortes assim como nossos ancestrais”, Justifica.

Anajara Nogueira fala qual a mensagem que trouxe para deixar  aos vila-novense. “Deixo a mensagem de Nelson Mandela, se a gente foi ensinado a odiar nós também podemos ser ensinados a amar e a chave de tudo é a escola e os ensinamentos, e se você pode ensinar os seus alunos a respeitar uma determinada cultura, um protagonismo, você também pode ensinar a respeitar uma outra cultura, um outro protagonismos”, destaca.

Publicidade

A secretária de Cultura Marli Veloso e articuladora do selo UNICEF em Vila Nova, participou da abertura das atividades da semana pedagógica, e como professora veio contribuir com as discussões sobre a temática abordada na palestra.

A secretária de Cultura fala que o evento faz parte do plano de ações elaborado no fórum comunitário. “Esse momento foi pensado no fórum comunitário do Selo UNICEF quando nós elaboramos o plano de ação junto com as ações previstas para serem desenvolvidas pelo Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) no desafio oito que é promover ações de enfrentamento e combate ao racismo. Nós fizemos uma reflexão sobre o papel da mulher negra na Diáspora africana no que desrespeito ao Piauí mais em desrespeito também a toda a Diáspora, e também sobre a educação étnico racial, para que a gente não fique ocultando questões que são absolutamente essenciais para os nossos processos  de construção de identidade”, declara.

Estavam presentes na abertura da semana pedagógica diretores, professores, secretários das escolas, alunos e a comunidade em geral. As atividades pedagógicas seguem durante toda a semana, com palestras, reuniões de pais e planejamento de aulas.

_Reinício das Aulas: 

As aulas da Rede Municipal de Ensino serão retomadas na próxima segunda -feira, dia 05 de agosto, quando 80 profissionais retornam as quatro escolas e vão atender cerca de 500 alunos matriculados.

Publicidade

_ Confira abaixo o restante da programação de retorno das atividades pedagógicas:

31/07 – Quarta-feira

08h às 12h – Planejamento na U.E Sabino Gomes de Lima

– Educação Infantil

– 1º ao 3º ano

Publicidade

– 6º ao 9º ano

– Novo Mais Educação

– EJA

14h – Reunião com as famílias dos alunos do 5º ano da U.E Sabino Gomes de Lima

01/08 – Quinta-feira

Publicidade

08h – Palestra: Prevenção e combate a incêndios Florestais ( Corpo de Bombeiros Militar do Piauí) no Ponto de Cultura Cidade e Poesia

14h – Reunião com as famílias dos alunos do 5ºano da U.E Zacarias Manoel da Silva

02/08 – Sexta-feira

07h às 11h – Organização das escolas (Diretores, professores e demais funcionários)

05/08 – Segunda-feira

Publicidade

– Inicio das aulas

_Veja mais fotos do evento:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS