Connect with us

MUNICÍPIOS

43 municípios do Piauí não pagaram nada ao Garantia Safra e agricultores podem ficar sem o benefício. Veja!

Publicado

em

Desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e, no Piauí, executado pela Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), o programa Garantia Safra é um benefício que visa garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de municípios sistematicamente sujeitos a perda de produção em razão de fenômenos naturais como a estiagem, irregularidades ou mesmo por excesso das chuvas. Mas para receber o benefício, um passo a passo deve ser seguido, desde a adesão dos municípios e do agricultores ao programa.

Outra etapa obrigatória é o pagamento da contrapartida pelos municípios ao Fundo do Garantia Safra. De acordo com o Comitê Gestor do GS, na safra 2017/2018, a Prefeitura Municipal deverá pagar o percentual de 5%, o que corresponde a 51 reais por cada agricultor que aderiu ao programa no respectivo município.

O prazo para que as Prefeituras paguem a contrapartida dos municípios ao Fundo do Garantia Safra encerrou no último domingo, dia 12 de agosto. O não pagamento pode implicar no não recebimento do benefício por parte dos agricultores este ano e no impedimento de se cadastrarem na próxima safra.

No Piauí, 71 municípios pagaram toda a contrapartida, enquanto outros pagaram parcialmente. A situação é preocupante em 43 municípios que ainda não realizaram nenhum pagamento, como Amarante, Aroeiras do Itaim, Brejo do Piauí, Campinas do Piauí, Campo Maior, Fartura do Piauí, Ipiranga do Piauí, Jurema, Lagoa do Sítio, Pimenteiras, São José do Piauí, Valença e Wall Ferraz.

Clique aqui e veja o relatório do dia 15 de agosto!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS