Connect with us

Alagoinha do Piauí

ALAGOINHA | Ato Cívico celebra o Dia da Independência com orgulho e patriotismo; confira as fotos

Publicado

em

Hoje, 07 de setembro, celebramos os 201 anos da Independência do Brasil. Esse momento histórico marcou o rompimento do país com Portugal em 1822 e desde então, a data é celebrada em todo território nacional.

Neste contexto, a gestão municipal de Alagoinha do Piauí, sob a liderança do prefeito Jorismar Rocha, realizou um ato cívico em frente à Prefeitura. Durante o evento, foram hasteadas as bandeiras nacional, estadual e municipal.

Muitas personalidades do município estiveram presentes, incluindo o gestor Jorismar Rocha, a primeira dama e secretária de Educação, Desporto e Lazer, Anatália Rocha, líderes religiosos como o padre Sérgio Leal e o pastor evangélico Francisco Santos, o presidente da Câmara, Alex Silva Brito, vereadores e secretários municipais.

Além das autoridades, alunos da rede estadual, municipal e privada de ensino e a população em geral também participaram do ato cívico.

Durante seu discurso, o prefeito Jorismar Rocha agradeceu a presença de todos e incentivou os estudantes a continuarem lutando por seus objetivos, ressaltando a importância do evento e reafirmando seu compromisso com o município.

“É uma satisfação estar com vocês em mais um 7 de setembro, esse momento cívico. Agradeço a presença de todos vocês, aos alunos, professores, motoristas, zeladoras e demais autoridades. Que possamos a cada dia ter uma independência não só de país, mas de vida, que cada um de nós possamos melhorar a nossa cidade, o estado e o país. Os estudantes são o futuro do nosso município, e espero que cada um de vocês se dediquem junto com os professores para que possam realizar seus sonhos e melhorar o município. Agradeço também aos maçons pela participação. Quero dizer que estamos cada dia buscando o melhor para o nosso município, que possamos lutar cada dia mais para que sejamos reconhecidos, pois temos muitas potencialidades em vários setores e esse é o nosso objetivo melhorar a cada dia mais. Muito obrigado a todos!”, finalizou.

O pastor Francisco, que participou do Ato Cívico pelo segundo ano consecutivo, destacou a importância da data e da liberdade, enfatizando que a liberdade tem um preço incalculável e deve ser valorizada.

Publicidade

“É um motivo de muita alegria estarmos reunidos mais uma vez. As minhas palavras serão simples e objetivas, a primeira coisa que tenho a dizer a vocês é que este dia é memorável para nação brasileira visto que o dia 07 de setembro às margens do Rio Ipiranga, D. Pedro I proclamou a frase “Independência ou Morte”. A liberdade tem um preço incalculável, ela vale mais do que a vida e aqui estamos para proclamar isso, que Deus abençoe o nosso município e a cada um de vocês, os educadores e os educandos. Que a benção de Jesus esteja sobre as nossas vidas, que venhamos lutar pela liberdade”, disse.

O padre Sérgio Leal ressaltou a importância de termos ordem e progresso no país, representados na bandeira nacional.

“Em 201 anos de independência, esperamos ver no nosso país exatamente aquilo que está representado na nossa bandeira recém erguida, ordem, em oposição ao caos, e progresso, que é o desejo do nosso desenvolvimento intelectual para vivermos bem neste mundo criado por Deus, através da intercessão de São Pedro de Alcântara, o primeiro padroeiro do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, a atual padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Vitória, padroeira do Piauí, e São João Batista, padroeiro de Alagoinha do Piauí, que possamos sempre crescer cada vez mais e nos aproximar”, expressou.

Durante o evento, foi feita também a oração da unidade pelo padre.

Wilson Rocha, representante da maçonaria, destacou o papel da Maçonaria na conquista da independência.

“É um momento de imensa alegria e satisfação estar aqui presente, vendo toda essa população reunida, gostaria de cumprimentar o prefeito municipal e todos os demais presentes, este é um momento de extrema importância em nossas vidas, sabemos que enfrentamos dificuldades em todo o país, mas em setembro de 1822, conquistamos nossa independência. Essa não foi uma luta fácil, mas gostaria de ressaltar o papel fundamental da Maçonaria nessa decisão, agradeço a presença da nossa família maçônica aqui hoje e reforço que trabalhamos incessantemente pela liberdade, igualdade e fraternidade, sempre buscando o bem para a população”, destacou.

Para finalizar as falas, Nykelly representou os LGBTs e as religiões de matizes africanas, ressaltando a importância de valorizar as conquistas alcançadas com a independência e reconhecer a força do povo brasileiro.

“Alagoinha é realmente um lugar repleto de talentosos artistas, escritores e pessoas extremamente inteligentes, acredito que todos nós deveríamos lutar ainda mais por nossa cidade, assim como fizeram nossos ancestrais que batalharam pela emancipação de Alagoinha, hoje, podemos nos orgulhar de estar entre as cidades com potencial turístico, oferecendo uma educação de qualidade e um sistema de saúde eficiente. A independência do Brasil foi um marco importante para alcançarmos essas conquistas e devemos sempre valorizar e não esquecer isso, principalmente a nova geração, os piauienses são participantes desta luta, é são um povo guerreiro e corajoso, e isso precisa ser evidenciado”, salientou.

Este ato cívico em Alagoinha do Piauí foi uma oportunidade para a comunidade se unir e celebrar a independência do Brasil, relembrando a importância desse marco histórico e renovando o compromisso de cada um em lutar por um país melhor.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS