Connect with us

Alagoinha do Piauí

Assistência Social de Alagoinha do Piauí realiza ações alusivas ao 18 de Maio

Publicado

em

Durante o mês de Maio, a Prefeitura Municipal de Alagoinha do Piauí através da Secretaria de Assistência Social, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Conselho Tutelar realizaram uma vasta programação alusiva ao 18 de Maio – ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’.

Nesta ano, o 18 de Maio completou 20 anos, e traz como Campanha o “Faça Bonito” que tem como objetivo mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Pensando nisso, mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, os órgãos realizaram as ações através de vídeos, posts educativos e recursos audiovisuais, unindo forças aos programas referenciados ao CRAS, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Programa Criança Feliz (PCF).

Dentre a programação foram divulgados vídeos socioeducativos sobre os 20 anos do “18 de Maio” e a importância da Campanha.

Confira o vídeo produzido pela equipe do Conselho Tutelar de Alagoinha do Piauí:

Publicidade

Foram entregues kits de álcool em gel e máscaras às famílias referenciadas pelo CRAS: SCFV, PCF e grupo de gestantes “Mamãe Saudável”, em prevenção ao Covid-19.

Seguindo o cronograma, ainda aconteceu a divulgação e compartilhamento de novos vídeos socioeducativos nas redes sociais organizado pela equipe do SCFV; bem como os elaborados pelo CMDCA, PCF e NUCA debatendo o tema entre crianças e adolescentes, promovendo interatividade por meio dos recursos audiovisuais.

Vídeo da equipe do Criança Feliz e NUCA:


A psicóloga do CRAS, Rogeania Alves, a presidente do CMDCA, Nilda Sá, e a presidente do Conselho Tutelar, Erisléia Brito, participaram de uma entrevista na rádio cajueiro FM e explanaram sobre a Campanha e a importância da realização das denúncias, bem como entender os sinais que as crianças expressam e como identificar o perfil de um abusador.

A presidente do CMDCA e coordenadora do SCFV, Nilda Sá, falou sobre a Campanha e reforçou o compromisso na defesa dos direitos das crianças e adolescentes, para junto aos demais órgãos proporcionar uma construção coletiva das políticas públicas e direitos previstos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

“O Conselho atua em parceria com todos os órgãos municipais, estaduais e federais frente às políticas públicas na elaboração e efetivação dos direitos referente à criança e adolescentes, então reforço o nosso compromisso com o povo alagoinhense. Denunciem, não se calem!”, disse Nilda Sá.

Publicidade

Confira o vídeo do CMDCA:

 

A psicóloga do CRAS, Rogeania Alves, pontuou algumas dicas de como prevenir algumas situações e de como entender os sinais, pois nem sempre ou quase nunca, as crianças falam sobre os sofrimentos, mas eles podem demonstrar através de mudanças no comportamento,por meio do sono, alimentação, baixo rendimento escolar, dificuldade em confiar nas pessoas, dentre outros.

“Os diálogos devem ser iniciados bem cedo, e as famílias tem que ensinarem às crianças o que significa a palavra íntima, ou seja, elas devem ser orientadas quanto ao seu corpo e que ele não pode ser apresentado a outras pessoas. Outra medida consiste em explicar que nem sempre o segredo é uma coisa boa, e que elas devem comunicar sobre qualquer pessoa que queira ver ou pegar as suas partes íntimas, e reforço que por mais que a conversa seja absurda, escute com atenção, fiquem atentos aos sinais e as ensinem a dizer não”, recomendou.

Vídeo do SCFV – Entenda como reconhecer os sinais emitidos pelas crianças e o perfil de um agressor:

Publicidade

A presidente do Conselho Tutelar, Erisléia Brito, recomendou para que a população não deixem que o atual momento de isolamento social, torne-se fator de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, e alertou: “Mesmo em meio à pandemia continuamos realizando o nosso trabalho e peço a todos para contribuírem e denunciarem casos de abuso e exploração sexual. Fiquem atentos as situações de negligências e violência. Não se calem, denunciem!”.

Em Alagoinha do Piauí as denúncias podem ser feitas no Disk 100, através dos contatos (89) 981207435 (Conselho Tutelar) / (89) 981485297 (SCFV), ou entrando em contato com os conselheiros tutelares do município.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria de Lourdes da Silva, a Lurdinha, falou sobre os desafios de realizar a Campanha em meio à pandemia, e ressaltou: “Realizamos com êxito mais um desafio, como gestora da pasta, quero agradecer a equipe do CRAS, SCFV e PCF, que planejaram juntamente com o CMDCA e o Conselho Tutelar. Parabéns a todos pelo comprometimento e trabalho realizado!”.


Matéria Relacionada: Assistência Social de Alagoinha do Piauí promoverá ações alusivas ao 18 de Maio

Publicidade

_Conheça a história do ‘18 de Maio’

O Dia 18 de Maio foi instituído com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000. Todos os anos, nesta data, a impunidade sobre a morte desta criança é lembrada em diversas atividades de discussão sobre o tema no Brasil. Na época, em 1973, a menina Araceli com apenas 08 anos de idade, teve todos os direitos violados: raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta que não foram condenados.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS