Connect with us

Alegrete do Piauí

Alegrete do Piauí discute saúde pública de qualidade, em 8ª Conferência Municipal; veja fotos

Publicado

em

“Saúde pública de qualidade: Atenção Básica ao Alcance de Todos”. Esse é o tema da 8ª Conferência Municipal de Saúde que está sendo realizada nesta sexta-feira (17/11) na Escola Municipal Maria Juceneuda Maia, em Alegrete do Piauí.

O evento é promovido pela Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde, com o objetivo de avaliar a situação da saúde do município e propor diretrizes para formulação de políticas públicas. Representantes do poder público municipal, profissionais, servidores e usuários da saúde, alunos específicos da Escola Estadual Antônia de Sousa Alencar e a sociedade civil em geral participaram.

A cerimônia de abertura, foi marcada por apresentações da secretaria municipal de Cultura, que trouxeram ao pátio do evento, a apresentação de Ballet e Dança da Companhia Artística Ale Dance, que tem o comando dos profissionais Dayron Abreu e Zélia Nogueira.

A primeira dama Andréa Sousa, participa da Conferência, representando o prefeito Márcio Willian Maia Alencar que acompanha escavação de poços no município. Na abertura, a também enfermeira deu as boas-vindas a todos e falou da importância da mesma. “Sejam bem vindos a esse fórum democrático de grande importância para a promoção de saúde em nosso município. É importante realizar um momento de debate e discussão dos serviços e ações na saúde.  Marcio não pode estar presente, mas tem dado toda a assistência e feito o necessário para atender a demanda da população municipal. E será assim até o último dia do nosso governo municipal”, disse.

Ainda na mesa de abertura a secretária municipal de saúde Jannaina Alencar explanou o objetivo da conferência. “A Conferência Municipal de Saúde é de extrema importância para avaliar o bom funcionamento da gestão municipal em saúde, por meio dela é possível avaliar a situação de saúde do município e propor diretrizes para a formulação da política de saúde. Pois é o local onde a sociedade, profissionais e demais segmentos se manifesta, fazendo orientações e discutindo as políticas públicas de saúde, que servem de subsídios para construção da elaboração do plano municipal de saúde e do plano plurianual. Resumindo, trata-se de uma grande reunião para discutir a saúde das pessoas e o sistema de saúde do município, onde trabalhadores e usuários farão propostas para confirmar o certo, modificar o errado e construir o novo. Portanto, partindo da saúde que temos para fazer chegar ao alcance de todos”, disse.

Publicidade

Para aprofundar a discussão sobre a temática central, foram realizados ainda pela manhã cerca de oito palestras com os próprios profissionais que atuam na secretária de Saúde e no NASF. A iniciativa de colocar os próprios profissionais em evidencia para tratar da saúde pública foi elogiada pelo público presente.  As palestras discutiram a temática e trouxe indicadores de mudança e de acesso a saúde pública em Alegrete. Entre os palestrantes, destaques para a enfermeira Kélia Ramos, que discutiu sobre “Ações desenvolvidas na atenção básica em Alegrete”; a psicóloga do NASF, Rayane Coelho, que tratou sobre “Transtornos mentais da criança e do adolescente”; Dr. Lincol Matos, abordou que a “Saúde começa pela boca”; as fisioterapeutas Anna Carla e Milena Araújo abordaram juntas sobre as “Posturas corporais”; houve ainda palestra sobre o sedentarismo com a educadora física, Francisca Agricola e o reaproveitamento  integral dos alimentos com a nutricionista Bruna Alencar.

Em outro momento, a secretária de Saúde, Jannaina Alencar, apresentou ao público o diagnostico situacional do município, onde a mesma mostrou que desde a última Conferência, o município registrou avanços significativos no setor. Dentre outras melhorias, destacou a inauguração e funcionamento da Unidade Básica de Saúde Miguel Pereira Net, a reforma e ampliação de postos de saúde em várias comunidades rurais, a aquisição de novos veículos para a saúde, os investimentos em saneamento básico e a implantação do Prontuário Eletrônico do Cidadão, além de outras ações que tem focado na prevenção de saúde pública. “São inúmeras as ações da gestão Alegrete Continua Para Todos, pautadas pela qualidade na prestação dos serviços, avanços e conquistas”, disse a enfermeira que está à frente da secretaria.

Também foi feita uma homenagem pelo Conselho Municipal de Saúde, a todos aqueles que colaboram diariamente para que a saúde de Alegrete do Piauí, seja modelo.

As palestra foram interativa e nortearam os trabalhos em grupo, na tarde de hoje, onde os participantes puderam discutir os eixos inseridos na 8ª Conferência e elaborar propostas. A última etapa da Conferência será a plenária, onde serão apresentadas as proposições elaboradas pelos grupos de trabalho. Ao término, os participantes receberão os certificados conferidos pela Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde.

Participaram do evento a primeira dama, Andréa Sousa, a secretária de Saúde, Jannaina Alencar, a presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Rayara Carvalho, o adolescente Rafael Alencar que representou os usuários, a vice-prefeita Hermilinda Gomes, secretário de Cultura Iago Sousa, o secretário de finanças Jean Oliveira, a secretária de Assistência Social, Adricia Sousa,  o agente de saúde, Luis Alencarr – que representou os demais agentes, o vereador, Constâncio Ramos, a supervisora de ensino Jessika O’hara, a coordenadora do NASF, Maria das Brotas, a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e Sanitária, Isadora Sampaio, os diretores de escola: José Sabino (Maria Juceneuda Maia), Maria do Socorro – Corrinha (Antônia de Sousa Alencar) e Socorro Lira (João Jacob de Araújo), dentre outros.

Veja mais fotos da conferência!

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS