Connect with us

Alegrete do Piauí

Em parceria com a Cultura, Saúde Municipal promove ações do ‘Janeiro Branco’ em Alegrete do Piauí; fotos

Publicado

em

Alegrete do Piauí tem a grande preocupação em proporcionar o melhor em atividades preventivas e que possam beneficiar a população. Já reconhecido por valorizar e trabalhar as campanhas de Setembro Amarelo, contra o suicídio, Outubro Rosa, contra o câncer de mama e Novembro Azul, contra o câncer de próstata, destacou-se mais uma vez por aderir pela primeira vez à campanha do Janeiro Branco, que tem como objetivo trabalhar a saúde mental e emocional dos seres humanos.

O Prefeito Márcio Alencar em parceria com a Secretaria de Saúde do município, Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF e com total apoio humano da Secretaria Municipal de Cultura, representada pelo secretário Iago Sousa, realizou nessa terça-feira, dia 30, ações alusivas ao Janeiro Branco que envolveram todas as faixas etárias.

As atividades se iniciaram na Academia de Saúde, onde todos os profissionais da saúde envolvidos e professores da cultura orientaram as crianças da aula de ballet a expressarem seus sentimentos e emoções e repassá-los para um papel em forma de desenhos, construindo-se assim, mediados pela psicóloga Rayane Oliveira um “Varal de Emoções”. Posteriormente, as fisioterapeutas do NASF atenciosamente e individualmente realizaram uma avaliação podalica, ou seja, analisaram se haviam alterações nos pés das crianças, e as possíveis alterações identificadas, logo, os pais ou responsáveis destas serão orientados quanto aos devidos cuidados e quais atendimentos a criança necessitará.

Para a finalização da campanha, a psicóloga e as enfermeiras do município realizaram uma roda de conversa com as integrantes do grupo de aula de zumba, momento de troca de experiências, repasse de conhecimento e defesa da necessidade de cuidar da saúde mental e emocional para o bom funcionamento de todo o corpo e para bem-estar e ainda realizaram uma dinâmica em grupo para socialização e integração das mesmas.

O prefeito Márcio Alencar orgulhosamente fala sobre o seu compromisso em trabalhar diariamente para proporcionar o melhor para Alegrete. “O Janeiro Branco é uma das muitas campanhas preventivas que já realizamos em Alegrete, e com certeza, umas das inúmeras que realizaremos e proporcionaremos para a comunidade, pois sabemos que o conhecimento é a chave da mudança, por isso, junto a todas as equipes de profissionais, trabalharemos incansavelmente para estarmos em desenvolvimento contínuo e podermos ofertar com toda a efetividade possível momentos oportunos como este”, finaliza Márcio.

A psicóloga do NASF, Rayane Oliveira, que foi a idealizadora da campanha em Alegrete, reafirmou o apoio que toda a equipe de profissionais recebe do gestor municipal Márcio Alencar e da sua esposa Andréa Sousa que diariamente contribuem na idealização e realização de eventos que possam atender a população alegretense e que possa trazer resultados positivos e ainda enfatizou a necessidade de se trabalhar essas questões sociais com as crianças: “Acredito que devemos falar sobre saúde mental com todo público e que se deve começar a prevenção é com as crianças para que as mesmas não venham adoecer emocionalmente quando adultos”, afirmou Rayane.

Publicidade

A Secretária municipal de saúde, Rayara Carvalho, também enfatizou o quão importante é a realização de atividades com objetivos preventivos e demonstrou-se satisfeita com a excelente execução das atividades, além de reafirmar o compromisso em dar continuidade, juntamente com a gestão municipal, ao desenvolvimento de mais momentos como estes, de conhecimento, entendimento e valorização. “Nossa campanha do Janeiro Branco foi um trabalho lindo de parceria da Secretaria de Saúde com o NASF, ESF, Secretaria de Cultura e o apoio do nosso prefeito Márcio Alencar e da primeira-dama Andréa Sousa. Este é um projeto que certamente iremos dar continuidade ao longo do ano. Parabéns a todos os envolvidos, especialmente as profissionais do NASF que estiveram à frente deste momento”, disse a secretária de Saúde.

Jannaína Alencar, enfermeira e ex-secretária de saúde, defendeu a realização da campanha Janeiro Branco e parabenizou a todos que participaram para o êxito da mesma. “Mais um projeto lindo da Rayane. Quanto aos apoios, só temos de agradecer a Deus por essa gestão do prefeito Márcio Alencar, acompanhada pela primeira-dama Andréa Sousa, que sempre se empenham em todos os projetos que os profissionais idealizam. Também agradecer à secretária Rayara pelo incentivo e apoio. A equipe do NASF é linda, dedicada e muito profissional. Será sempre um prazer contribuir para o sucesso das ações coletivas. Acredito que transmitimos muito da ideia do Janeiro Branco. Estou muito satisfeita, foi maravilhoso”, finaliza Jannaína.

Feliz pelo sucesso na realização da campanha, o Secretário de Cultura, Iago Sousa, comenta sobre o trabalho em conjunto das secretarias de Saúde, Assistência Social e Cultura na realização de atividades que envolvem todos os cidadãos de alegrete e agradece ao gestor municipal Márcio Alencar. “O primeiro Janeiro Branco realizado em Alegrete não poderia ser melhor caracterizado, se não, pelo trabalho em equipe e união de todos nós que trabalhamos para uma Alegrete cada dia melhor e que temos como prioridade o bem estar de cada pessoa que compõe a nossa cidade. Temos muito a agradecer ao prefeito Márcio Alencar e a primeira dama Andréa pelo incentivo e total apoio na realização de eventos como esse, se não fosse o seu compromisso em trabalhar pelo povo, certamente não teríamos a oportunidade de ofertar momentos significantes e produtivos para os alegretenses”, conclui Iago.

O evento ainda contou com a presença de vários outros profissionais, entre eles a coordenadora do NASF, Maria das Brotas; a coordenadora dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Assistência Social), Andreia Ramos; as fisioterapeutas Milena, Kaliny e Anna Carla; a funcionária da Cultura Patrícia Sousa e demais servidores da cultura, saúde, assistência social que contribuíram para tornar esse momento ainda mais produtivo e rico em informações, de modo a atingir o objetivo da campanha Janeiro Branco e a despertar o anseio pela continuidade na execução das ações que a campanha propõe.

Veja mais fotos:

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS